Pinguça
A Pinguça, genuinamente portuguesa, pretende contribuir para a imagem de um Portugal mais "irreverente" através de um design "cosmopolita". Saída de um livro muito antigo, repleto de receitas de licores e da vontade de dois jovens arquitetos em dinamizar a agricultura local, esta bebida assume-se cada vez mais no mercado Português e está ao mesmo tempo a lançar-se em novos destinos europeus, alterando, através da sua linguagem, a forma de se beber licores tradicionais portugueses.
O que é/ qual é o Negócio?
PINGUÇA - "the Portuguese spirit drink"
Uma bebida espirituosa feita com ingredientes 100% portugueses e detém um sabor único e característico e incomparável da aguardente bagaceira de vinho verde. Esta bebida assume-se no mercado já com quatro sabores: canela, frutos vermelhos, chocolate e maracujá.
Ao mesmo tempo, hoje, organizam-se visitas guiadas e provas à destilaria onde se produz a PINGUÇA, localizada na aldeia de Alvarenga, concelho de Arouca. Lá, os visitantes podem provar e aprender a produzir licores através de métodos tradicionais.
De onde nasceu?
Do livro antigo das receitas de licores da “avó micas” e da criatividade de dois jovens arquitetos que em tempos de recessão procuraram aventurar-se na produção de algo tão tradicional como os licores da região demarcada dos vinhos verdes. Hoje, após três anos, este negócio segue em paralelo à atividade que desenvolvem no atelier de arquitetura www.dark.pt .
Missão?
Valorizar os produtos endógenos da região de Arouca, promovendo a produção de aguardente bagaceira de vinho verde e as microproduções agrícolas.
Financiamento?
O financiamento foi feito a 40% por fundos do PRODER e 60% com capitais próprios de ajuda de familiares.
Promoção?
A PINGUÇA procura estar presente nos melhores bares, restaurantes e lojas gourmet nacionais. Através do contato direto com bares man, chefe de cozinha e retalhistas do setor gourmet procuramos estar presentes em todo o país, dando a provar o que de melhor se faz com a aguardente bagaceira da região de Arouca.
Onde esperam chegar?
Pretendemos ser uma das maiores marcas do território Arouca Geoparque, assim como uma das marcas “icon" nacionais. A bebida espirituosa nacional mais tradicional de Portugal.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Os nossos clientes e a procura crescente da nossa bebida revelou-se como uma certeza. Através de experiências em feiras nacionais promovemos o produto, contactamos com os clientes, absorvemos a suas criticas e recomendações e com isso traçamos um caminho e um objetivo concreto. A PINGUÇA surge numa feirinha de Natal local (Arouca) e após 10 dias já tinha vendido 250unidades. A qualidade estava lá, o design irreverente, a nova forma de servir um licor, uma bebida espirituosa. Hoje, crescendo sempre de forma ponderada e sustentada, e passados apenas três anos temos capacidade para produzir cento e vinte mil unidades anuais.
Vosso maior trunfo? ingrediente secreto?
O nome e a imagem da marca são o nosso ingrediente secreto. Primeiro despertamos a curiosidade visual, depois damos a provar o sabor explosivo da PINGUÇA. Os cinco sentidos revelam-se numa só bebida. Primeiro estranha-se depois entranha-se.
O que sugerem a quem começa?
Criem sinergias, estabeleçam contatos, sejam realista quanto ao mercado em que se pretendem inserir. Sejam preexistentes e ambiciosos sem nunca ignorar aquilo que o mercado lhes mostra.
Qual o vosso melhor conselho profissional?
"Valoriza o teu produto. Não o ofereças. Vende-o.” - por: António Vaz
Mais informações em pinguça.com.