Piurra
A Piurra é uma marca de design de mobiliário, onde toda a produção é 100% made in Portugal. Todo o mobiliário é produzido manualmente por oficinas de pequena escala e grande parte dos fornecedores são empresas familiares locais.
O que é/qual é o negócio?
Mobiliário contemporâneo português, com produção manual. Desenvolvemos produtos para casa/habitação. Os aparadores são os produtos com mais visibilidade e pelos quais a marca se tornou conhecida.
De onde nasceu?
Depois de experiencias no universo da arquitetura e do design, cruzei-me com uma pessoa que partilhava a mesma vontade de criar uma marca de mobiliário. Estavam encontrados os principais ingredientes para avançar com o projeto: O design e a capacidade produtiva de uma empresa dinâmica na área da carpintaria.
A marca PIURRA surgiu em Setembro 2007. Já em 2013 assumi a liderança da empresa a 100%. Aconteceu por vários motivos mas um dos mais importantes foi a possibilidade de enquadrar a marca no universo de uma empresa familiar, (o meu pai é carpinteiro marceneiro) e a sua empresa tem a dimensão ideal para o tipo de mobiliário que produzimos.
Missão?
Tentar interpretar ou reinterpretar imagens/forma/referência adquiridos por pessoas durante a sua vida e que estão adormecidas na sua memória. Desta forma queremos desmistificar aquela ideia de que o design tem de ser algo exuberante e que nos deve marcar só em termos visuais. Damos mais importância aos valores intangíveis. Certamente que estes são mais importantes que qualquer outro valor material.
Financiamento?
Desde o início que recorremos sempre a capitais próprios.
Promoção?
Aquando do lançamento da marca em 2007, abrimos uma loja no CCBombarda. Neste momento estamos na rua do Rosário, também ela no coração do “quarteirão das artes”.
Estando presentes nesta zona do Porto, lidamos com um público exigente, que questiona, que tem curiosidade. Reconhecida pela diversidade cultural (galerias de arte, moda, design, etc.) fez com que a marca tivesse muita visibilidade na fase inicial.
Entretanto já participamos em várias feiras internacionais (Londres, Estocolmo, Berlim…)
Onde esperam chegar?
Procuramos ter uma base comercial e personalidade sólida, que permita arriscar no desenvolvimento de projetos cada vez “arrojados”. Envolver cada vez mais pessoas em processos criativos/inovadores. Fazer parte de uma geração de designers/marcas que posicionaram o design português.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Brincando com ela. A começar pelo nome. Uma piurra é um género de pião que o meu avô (marceneiro entalhador) fazia para os seus netos brincarem. Da mesma forma que, para brincar com o pião é necessário dar a corda várias vezes, ao lançarmos a marca tínhamos consciência que teríamos de voltar (ou não) atrás para rever processos, atitudes, opções. Digamos que tínhamos esta “âncora”, mesmo sendo algo teórico, dava-nos segurança para tomar as melhores opções.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
São os detalhes, os pormenores. “It’s all about details” foi o slogan de uma feira em que participamos e faz todo o sentido. A versatilidade das nossas coleções são também um trunfo importante. Conseguimos, sem prejudicar o desenho/volume das peças conseguir ajustar às necessidades dos clientes.
O que sugerem a quem começa?
Durante o processo de criação da empresa/projeto aconselho a levantar questões que ajudem a perceber o que está a fazer de único, distinto. Analisar o projeto como se fossem alguém externo ao projeto.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
“Anda sempre com uma máquina fotográfica no bolso” foi o professor Jeremy Aston - numa altura em que os smartphones eram uma miragem.
Mais informações em piurra.com.