PortugalGifts


A PortugalGifts é um projeto de artesanato contemporâneo que procura valorizar as raízes culturais portuguesas, os hábitos e os símbolos nacionais.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A PortugalGifts é um projeto de criação 100% nacional, predominantemente cerâmico, inspirado no artesanato tradicional revisitado com caráter de modernidade.

 

De onde nasceu?

O projeto iniciou-se há cerca de 12 anos pelas mãos dos designers António Duro e Ana Antunes, nas Caldas da Rainha, na cidade da cerâmica por excelência, com o intuito de valorizar as tradições e o “saber fazer” das artes tradicionais portuguesas.

 

Missão?

Defendemos que o artesanato tradicional não se pode encerrar em si mesmo. Há que reinventá-lo, trazê-lo para a atualidade, e fazer com que cada peça crie uma empatia junto do público, valorize as nossas raízes culturais, hábitos e costumes.

 

Financiamento?

Capital próprio e financiamento bancário.

 

Promoção?

A promoção da Portugalgifts, curiosamente, tem sido feita maioritariamente pelos nossos parceiros, que se têm revelado fervorosos apoiantes e divulgadores.

Por definição, somos contra a publicidade paga. A quem queira falar bem (ou mal) de nós, estamos cá para ouvir. Acreditamos que pagar para isso será subverter os conceitos.

Investimos pontualmente na execução de montras em parceiros, ações de promoção no ponto de venda e crescentemente nas redes sociais.

 

Onde esperam chegar?

Num momento em que nos encontramos presentes nas maiores lojas do nosso segmento em todo o território nacional, o nosso objetivo passa por reforçar a presença a nível internacional, onde já temos parceiros na Alemanha, França, Itália e Canadá.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Com muita resiliência. Procurámos alicerçar a nossa motivação no propósito que moveu o negócio desde a sua criação, isto é, na vontade de desenvolver produtos com clara diferenciação.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

(Vai deixar de ser secreto!)

O nosso know-how e o conhecimento da área em que atuamos.

O fato de termos produção própria, e com isso a liberdade criativa e de experimentação, a par da capacidade de respondermos de forma célere às solicitações diárias.

 

 

O que sugerem a quem começa?

Aconselhamos que partam com uma boa bagagem de conhecimento na respetiva área de atuação, que será fundamental no caminho a percorrer.

E, tem que haver paixão, que é indubitavelmente “o motor”; só isso faz manter a motivação e reforçar a capacidade de superar desafios.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Recebemos dois:

“Não te metas num negócio do qual não percebes.”

“O mundo dos negócios é só para maiores de 18 anos.”

 

 

Mais informações em portugalgifts.com.pt.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais