Raw
O conceito de wellness chegou ao século XXI com toda a força e tem inspirado os mais variados negócios e projetos. Estar bem com a vida, numa perfeita harmonia de corpo e alma, é um objetivo cada vez mais procurado através da alimentação biológica e vegetariana que procuram qualidade e consciência ambiental acima de tudo.
O Raw Matosinhos vem responder a essa necessidade com a venda de comida biológica a granel.
O que é/qual é o negócio?
Loja Bio a Granel e Bar Vegetariano
De onde nasceu?
Há cerca de 20 anos comecei a praticar yoga e a estudar Shiatsu no Instituto Macrobiótico de Portugal. Ao longo dos anos fui-me interessando por comida saudável e por opções de vida conscientes que tenham em vista a plena saúde e o bem-estar do nosso planeta - nossa fonte de vida. Ao mesmo tempo tenho muito gosto pela hospitalidade e pela adrenalina de contactar com pessoas todos os dias. Após recentemente ter aprofundado estudos na área do Turismo, e ter passado por um projeto de restauração durante 4 anos, decidi aliar as várias paixões e criar o Raw onde vendemos comida biológica a granel, cozinhamos para os nossos clientes e damos consultas de yogaterapia, psicoterapia, shiatsu e macrobiótica.
Missão?
Facilitar o acesso a produtos alimentares da melhor qualidade enquanto ajudamos a reduzir o uso único de embalagens de plástico. Auxiliar quem quer adotar estilos de vida saudáveis. Promover a consciência ambiental, a reutilização. Apoiar os produtores com consciência ecológica. Diminuir intermediários. Apoiar os métodos ancestrais de produção e fabrico.
Financiamento?
Próprio.
Promoção?
Com a ajudar de uma especialista em comunicação de startups, faço eu mesma a comunicação com e nos media, estabelecemos algumas parcerias com o objetivo de chegar a um maior público e participamos em eventos na área do ambiente.
Onde esperam chegar?
Esperamos tornar-nos sustentáveis financeiramente para podermos continuara viver este projeto chegando ao máximo número de pessoas que for possível sem comprometer a qualidade da nossa vida e do que fazemos.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Ainda estamos a lidar. Apostamos na promoção nos media e fazemos o nosso melhor. Todos os dias. Dia a dia.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Fazemos o que gostamos. Gostamos de pessoas e de comida saudável.
O que sugerem a quem começa?
Para mim funcionou começar devagar, ir aprendendo com a experiência na área, avaliando o risco e ir crescendo conscientemente. Mas ei! o oposto também funciona! Coragem e olhos no prémio.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Cuidado com o que desejas pois pode tornar-se realidade.
Mais informações na Página de Facebook do Raw.