Rés do Chão


O Rés do Chão é um projeto de reabilitação e regeneração urbana que tem como principal objetivo a revitalização e dinamização das cidades, através da reocupação e reabilitação de pisos térreos desocupados.

 

 

De onde nasceu?

Rés do Chão nasceu do desejo de quatro arquitetas de desenvolverem um projeto de reabilitação urbana em conjunto que contribuísse para a requalificação do património edificado de Lisboa. A formalização do projeto foi possível no momento em que o mesmo foi premiado e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do programa FAZ - Ideias de Origem Portuguesa.

 

Financiamento?

Rés do Chão recebeu um financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do concurso Faz Ideias de Origem Portuguesa e é financiado desde 2014 pela Câmara Municipal de Lisboa através do programa bipzip. 

O Rés do Chão enquanto associação sem fins-lucrativos depende também das cotas dos seus associados - residentes da oficina/loja e sede da Associação, comerciantes e outros.

 

Promoção?

Desde o seu início em 2014 o projeto tem sido noticiado com frequência por revistas, jornais e canais de televisão portugueses. Nos últimos meses, tivemos também a oportunidade de aparecer em revistas internacionais. Desde o início, temos procurado promover o projeto através do nosso site - www.resdochao.org e página de facebook - https://www.facebook.com/ocuparesdochao/ , de forma a que seja fácil e acessível conhecer o projeto e os serviços e atividades que desenvolvemos.

 

Onde esperam chegar?

Enquanto existirem pisos térreos comerciais desocupados ou em risco de ficarem desocupados, o nosso trabalho continuará a fazer sentido. 

Neste momento estamos focados numa área da Junta de Freguesia da Misericórdia em Lisboa, onde ainda há muito trabalho a desenvolver. Esperamos contribuir para que esta zona da cidade continue a melhorar nos próximos anos e acreditamos que o projeto poderá vir a futuro a ser desenvolvido noutras áreas da cidade de Lisboa e em outras cidades do país.

 

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Rés do Chão é um desafio permanente, com incertezas constantes. Atualmente e quando começámos, enfrentamos as incertezas com perseverança, trabalho e motivação. Acreditamos que o Rés do Chão é um projeto necessário e que o trabalho que temos desenvolvido e que perspetivamos desenvolver no futuro pode ser um contributo para a requalificação e regeneração urbana.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Tivemos o privilégio e oportunidade de receber o apoio do IES (Instituto de Empreendedorismo Social) no início do projeto e atualmente estamos a receber o apoio do Laboratório de Investimento Social. O projeto tem encontrado desafios permanentes e têm sido, sem dúvida, relevantes os conselhos que temos recebido. Destacamos talvez um conselho inicial que recebemos do IES, o de experimentar uma solução no terreno. Foi com o desenvolvimento do projeto piloto que podemos conhecer melhor o âmbito do problema e as especificidades do nosso local de intervenção.

 

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais