Empreendedorismo

Sam Croissants


Se achava que não havia forma humanamente possível de melhorar o croissant... estava enganado. Para o comprovar chegou recentemente à capital a Sam Croissants, um espaço dedicado a pensar o croissant de forma original e ainda com mais sabor.

 

 

O que é/qual é o negócio?    

Na Sam Croissants o cliente personaliza o seu croissant em tamanho (S, M, L), massa (folhada, brioche, cereal integral) e recheio (doces, salgados, quentes e frios). Como tal pode tomar o pequeno-almoço, mimar-se com um pequeno croissant a meio da manhã, almoçar, lanchar um croissant de nutella e até mesmo jantar um croiburguer. Oferecemos ainda sumos naturais e sopas do dia com legumes frescos diariamente. A Sam Croissants é uma forma original de pensar o croissant.

 
De onde nasceu? 

Nasce da ideia de um jovem empreendedor que alicerçado nos seus conhecimentos teóricos procedeu à investigação das melhores práticas no fabrico dos croissants e decidiu inovar. O projeto surge para suprir a necessidade que o mercado tinha no que se refere ao pouco desenvolvimento de um produto tão consumido como o Croissant. "A necessidade aguça o engenho". 

 
Missão?  

Oferecer um croissant de qualidade a preço justo, criar emprego e motivar a economia Portuguesa. 

 
Financiamento? 

Capitais próprios, banca e investidores interessados em rentabilizar os seus capitais. Surgiram-nos propostas de abertura de novos espaços: assim, o financiamento não é um obstáculo. O desafio passou a ser dar resposta aos investidores.

 
Promoção? 

Agências de comunicação, media, redes sociais, website. Contamos ainda com a Rita (a nossa designer) e o Afonso (o nosso fotógrafo).

 
Onde esperam chegar? 

The sky is the limit. Através de uma estratégia de expansão Nacional e de internacionalização, dar a oportunidade a que outras culturas possam aprender a apreciar os melhores croissants de Lisboa.

 
Como lidaram com a incerteza inicial? 

Conseguimos combater a incerteza inicial através de um produto bem desenvolvido, de uma imagem de marca forte e bem promovida e ainda de um modelo de negócio pensado. 


Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto? 

Na Sam, nada é feito ao acaso: a nossa receita é única tendo sido desenvolvida por vários chefs e ao longo de vários meses o que proporciona uma explosão de prazer desde a primeira dentada. O preço dos produtos. A personalização do produto. O expertise dos nossos pasteleiros e cozinheiros. A inovação com um croissant especial todos os meses. O tempo e a temperatura de cozedura, o facto de ir à estufa antes de ir ao forno, as gramagens de cada matéria-prima, os tempos de mistura e a forma como os croissants são trabalhados... Tudo importa! Os clientes podem assistir à produção uma vez que as cozinhas estão expostas ao público.  



O que sugerem a quem começa? 

Analisar se a ideia de negócio é boa financeiramente (preços de custo vs preços de venda) e se é exequível. Não vale de nada ter um bom produto/serviço se a ideia não se traduzir em números e se tornar lucrativa porque se assim não for a longo prazo não terá sucesso. Se a resposta for positiva, persistirem sempre com planeamento até a teoria se tornar uma realidade. Implementarem uma política de responsabilidade social.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu? 

Não ter sócios. A tê-los serem analisados com prudência e a não ceder mais de 49,9% de uma sociedade. É preferível optar por rentabilizar os capitais de investidores ao invés de ter sócios com responsabilidades na gestão diária da empresa. Sempre me disseram que a flexibilidade e a adaptação para com todos os stakeholders deve ser uma premente, concordo.

 

Mais informações na página de Facebook da Sam Croissants.

 

 

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