Speak
O SPEAK é um programa linguístico e cultural criado para aproximar pessoas - uma partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais que quebra barreiras, promove o multilinguismo, a igualdade e democratiza a aprendizagem das línguas.
O que é/qual é o negócio?
O SPEAK é uma plataforma web onde qualquer um se pode inscrever para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside. A organização do intercâmbio de línguas e de culturas e as inscrições são feitas online mas a experiência de ensino, aprendizagem e partilha acontece no mundo real (offline).
O projecto foi criado para aproximar pessoas, quebrar barreiras e promover a igualdade através da motivação para a aprendizagem e partilha de conhecimentos linguísticos e culturais.
A experiência no SPEAK é diversificada e inspiradora. Ao longo do processo de aprendizagem, os participantes conhecem o “outro”, aprendem e exploram interesses comuns, quebram preconceitos e equívocos e promovem ainda a compreensão e a cooperação. Além das aulas, há eventos sociais destinados a criar uma ligação entre os participantes e onde há espaço para o diálogo, festa e amizade.
De onde nasceu?
Percebemos que Leiria tinha migrantes mas que não nos cruzávamos com eles. Víviamos em circulos paralelos de vida. Além disso, alguns membros da equipa tinham a experiência de estar no estrangeiro e sentiram dificuldade de se integrarem nas cidades onde viveram devido a não saber falar a língua do país mas também por não terem oportunidades de convívio com os residentes locais.
Estávamos conscientes de que havia um desafio na integração de migrantes e que se estavam a perder oportunidades. Também percebemos em alguns eventos pelo mundo fora que, quando um grupo de pessoas de nacionalidades diferentes se encontra pela primeira vez, é comum haver curiosidade sobre o mundo do “outro”.
Além disso na equipa gostamos todos de viajar, de línguas e de diversidade. Tudo junto levou-nos até à ideia do SPEAK, um projeto que cria oportunidades de pessoas de nacionalidades diferentes se encontrarem, aprenderem e ensinarem línguas e culturas.
Visão?
Sociedades que integram, valorizam e potenciam a diversidade cultural. Um mundo que reconhece que há problemas sociais que não respeitam fronteiras e cujas soluções requerem o mundo no pleno da sua diversidade.
Missão?
Ajudar a resolver o problema da exclusão social de migrantes e contribuír para a sua integração nas cidades onde vivem através de um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais que derruba a barreira linguística e que aproxima pessoas de origens diferentes.
Financiamento?
Recebemos 75.000€ (grant) que nos ajudaram a testar a metodologia, lançar o produto online e implementar o projeto. Temos receitas próprias e ganhámos alguns prémios (30.000€) que nos ajudaram a equilibrar as contas enquanto crescemos. Vamos começar a procurar investimento seed para focarmos em produto e crescimento durante 2016.
Promoção?
Através de parcerias com organizações que interagem com o nosso público-alvo, tais como, Embaixadas, Associações, Câmaras Municipais, Escola Internacionais, Universidades e empresas. Também fazemos algum marketing online mas o nosso foco é produto - vimos o poder da referência em 2015 - acreditamos que ao termos um produto excepcional temos a maior parte do desafio de marketing resolvido.
Onde esperam chegar?
A todas as cidades onde o desafio de integração para migrantes é claro.
Como lidaram com a incerteza inicial?
É natural haver incerteza inicial, até é natural haver incerteza ao longo do caminho. Era claro no inicio que usar o nosso tempo a tentar resolver este problema era para nós a melhor forma de usar o nosso tempo. É claro que também há risco e custo de oportunidade mas essas são características chave para sabermos que há potencial de disrupção e impacto no status quo.
O que sugerem a quem começa?
Escolher um problema ou desafio claro, estudá-lo bem, encontrar pessoas com a mesma paixão e nunca mais olhar para trás. Além disso é tão importante ser resiliente como ter bom senso.
Mais informações em speak.social.