Table & Friends
André Rodrigues Lopes é o CEO do Table & Friends, um conceito de jantares temáticos que junta a boa mesa à boa conversa.
Qual é o negócio?
Tableandfriends.com é um site que permitirá (em breve) organizar ou juntar a jantares temáticos ou de amigos em 12.000 restaurantes, em 7 países.
De onde nasceu?
A ideia nasceu de um jantar na restaurant week de novembro 2011, na qual tinha sido super difícil combinar o jantar, ver quem ia, fazer a reserva, etc.
Missão?
A missão é multiplicar o número de vezes em que se janta fora com os amigos e fazer assim da nossa rede social "online" algo muitos mais interessante e muito mais.. "Offline"..!
Financiamento?
Temos um Business Angel que nos tem apoiado muito e em dentro de meses pensamos recorrer a mais funding, provavelmente de Venture Capitalists, para crescer mais depressa.
Promoção?
Não temos procurado, para já grande promoção além dos nossos amigos e do circuito do empreendedorismo. Queremos ter primeiro um site consolidado e nessa altura lançar campanhas mais "a sério".
Onde esperam chegar?
Esperamos um produto que é mesmo super útil para ajudar à organização/marcação de jantares que seja indispensável!
Como lidaram com a incerteza inicial?
Estivemos 2 meses a fazer o site inicial, testámos durante 4 meses o conceito inicial, "hibernámos" para rever o modelo de negócio e criar o novo site (que ainda está a ter updates quinzenais até ter todas as "features") e de seguida teremos mais um processo de validação. A incerteza é, por isso, mitigada porque sabemos que o sucesso não vem de um momento para o outro, temos de aprender com os utilizadores e parceiros todos os dias!
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Se fosse secreto não o revelaríamos. É preciso ter uma equipa com uma visão. Essa visão é oferecer uma solução que ajuda as pessoas a estar mais vezes com os amigos e o segredo acaba por ser esse. O envolvimento com os amigos significa que um utilizador irá "chamar" mais amigos, ajudando assim o T&F a ganhar escala também.
O que sugerem a quem começa?
Ter um método de validação da hipótese inicial de negócio (é mesmo um problema importante que se está a resolver? qual é a dimensão do mercado em causa? como consigo resolver esse problema ao máximo de pessoas? idealmente no mundo inteiro..), abrir a empresa o mais tarde possível para evitar custos desnecessários, escolher pessoas em função da capacidade e não da amizade, e por fim, muita perseverança (não se fica rico amanhã, mas é mais barato e melhor que um mestrado ou MBA em gestão!
Mais informações em
tableandfriends.com.