Terrius


Regresso às origens, à simplicidade da natureza e aos sabores de outrora. Este é o mote da TerriuS, um agrupamento de jovens agricultores de uma das maiores reservas de biodiversidade da Península Ibérica, a Serra de S. Mamede.

Através de novos conceitos e do aproveitamento dos melhores produtos que a natureza pode oferecer, a TerriuS alia o desenvolvimento local à qualidade, inovação e imagem. De que forma? Os promotores do projeto TerriuS adquirem a matéria-prima junto dos produtores locais e posteriormente comercializam os produtos em frascos e pacotes com uma imagem apelativa e adequada aos mercados mais exigentes.

Castanha de Marvão, cogumelos silvestres, tomate desidratado, maçãs e pimentos, são alguns dos produtos que a TerriuS oferece, recorrendo a processos de transformação isentos de aditivos, sem corantes nem conservantes. Desta forma a TerriuS garante a preservação das características únicas dos produtos e o reconhecimento e criação de valor acrescentado da região.

O que é/qual é o negócio?
Produção, transformação e comercialização de castanha, maçã, cogumelos, pimentos entre outras matérias primas da Serra de S. Mamede - Marvão

De onde nasceu?
Da vontade de querer recuperar a castanha DOP de Marvão e a Maçã IGP de Portalegre, e a própria vida agrícola da região de Marvão, em conjunto com novas ideias de produtos diferentes.

Missão?
Conseguir recuperar alguns produtos da Serra de S. Mamede - Marvão, de forma inovadora e ao mesmo tempo, desenvolver um projeto diferente e dinâmico, que junte agricultura, gastronomia e turismo, de forma sustentável, na zona de Marvão.

Financiamento?
Através de capitais próprios e um Projecto QREN de Internacionalização.

Promoção?
Feiras nacionais e internacionais, outros eventos complementares, comunicação social, redes sociais e site.

Onde esperam chegar?
Aos países do mundo com capacidade de valorização da qualidade dos produtos TerriuS, conseguindo manter a empresa consolidada em termos financeiros.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muito trabalho, boa disposição e vontade de conquista. Não é fácil!

Vosso maior trunfo diferenciador?
A região única que é Marvão com os seus produtos de qualidade ímpar e a Equipa TerriuS - Valor Humano.

Ingrediente secreto?
As farinhas TerriuS! Determinação, vontade de fazer diferente e muita dedicação à causa.

O que sugerem a quem começa?
Em primeiro lugar avaliar bem se quer realmente começar. Se sim: ver, ouvir, estudar, conhecer o melhor que puder "a matéria" antes de qualquer coisa; definir os objetivos e a estratégia; ter muita capacidade de trabalho e de resistência, sem esquecer os fatores externos que não dependem de nós e que existem sempre. Capacidade financeira também é importante e ajuda bastante!

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Com muitos que recebi resume-se a isto: "Ao longo do seu caminho construa boas relações, seja uma presença positiva que acrescenta valor, e nunca deixe de lutar pelo que acredita, mas com humildade suficiente para parar, se perceber que nalgum momento deixa de fazer sentido. Seja exigente consigo e com os outros."

Mais informações em terrius.pt

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais