Um Pouco de Tudo
No mundo da globalização e da estandardização, são os projetos de personalização que acabam por levar a melhor no universo empresarial.
Um dos bons exemplos deste caso é o Umpoucodetudo, um projeto de Carolina Tomaz que funciona como um atelier de criação onde se desenvolvem peças únicas sem limitações de criatividade.
O que é/qual é o negócio?
O Umpoucodetudo é um atelier de criação que pretende dar asas à imaginação com um leque variado de peças únicas desenvolvidas através do trabalho manual. O produto que mais se destaca neste momento é o calçado personalizado para crianças e adultos.
De onde nasceu?
O Umpoucodetudo, enquanto atelier de criação, nasce de uma vontade permanente em imaginar e criar, de uma paixão pela criatividade sem regras nem limitações. A ideia dos ténis, mais concretamente, nasce de um problema que afeta algumas mulheres, incluindo eu - a dificuldade em andar de saltos altos, principalmente em algumas ruas do nosso país. E a ideia é criar sapatos que consigam ser ao mesmo tempo muito confortáveis e bonitos/sexy, sapatos que possamos utilizar com uma roupa mais formal, sem lhe retirar o brilho.
Missão?
Procuramos recriar-nos constantemente. A criação de peças únicas e personalizadas que superem a expectativa do cliente é a nossa maior ambição. Gostavamos também de ser reconhecidos no mercado como um atelier de referência no que respeita à inspiração e individualidade de cada peça produzida.
Financiamento?
Capital próprio.
Promoção?
Neste momento a nossa principal promoção acontece na internet, principalmente nas redes sociais, mas não vamos ficar por aqui.
Onde esperam chegar?
Gostaria que o Umpoucodetudo fosse reconhecido nacional e internacionalmente como um atelier de criação, um atelier onde é possível encomendar peças personalizadas à medida de cada cliente e que cada cliente seja um desafio constante que nos faça crescer, evoluir e redefinir-nos. Gostaria que o Umpoucodetudo pudesse estar presente com os seus produtos em vários pontos do país e ter capacidade de ter um atelier/loja aberta ao público.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza inicial vai-se transformando à medida que o feedback vai sendo positivo.
Sem pôr o medo de parte mas controlando-o, sem permitir que ele afete as nossas decisões, mas que nos faça pensá-las no seu todo.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A personalização manual de cada produto permite que seja criado à medida de cada cliente, e desta forma "desenhamos" uma peça exclusiva.
O que sugerem a quem começa?
Acho que a perseverança e resiliência são duas palavras-chave para quem começa. A força de vontade de fazer acontecer e a gestão de expectativa são relembradas diariamente.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"Tudo parece impossível até que seja feito" Nelson Mandela
Mais informações na Página de Facebook do Umpoucodetudo.