Uniplaces


É uma das startups portuguesas com mais sucesso atestado e, por isso, um incontornável Caso de Sucesso para lhe apresentarmos.

 

A Uniplaces é um mercado online para alojamento de estudantes, com milhares de propriedades verificadas.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Uniplaces é uma plataforma online de alojamento, onde estudantes de qualquer parte do mundo podem encontrar e reservar um apartamento ou quarto de uma forma fácil e segura. A Uniplaces elimina a insegurança deste processo e facilita a procura e reserva de casa. Além disso, acompanha os estudantes internacionais, melhorando a sua experiência fora de casa, tornando-a mesmo memorável. Paralelamente, a Uniplaces ajuda também os senhorios no arrendamento das suas propriedades, em menos tempo que o habitual e de uma forma mais rentável.

A Uniplaces está neste momento presente em 9 países e 39 cidades: Portugal (Lisboa, Porto e Coimbra), Reino Unido (Londres, Leeds, Manchester, Nottingham, Cardiff, Leicester e Sheffield) e Espanha (Madrid, Barcelona, Valência, Granada, Sevilha, Salamanca, Málaga, Alicante, Palma de Maiorca, Saragoça, Córdoba, Murcia e Cádis), Holanda (Amesterdão, Roterdão, Haia, Utreque e Groninga), Itália (Bolonha, Roma, Milão, Florença, Pádua e Turim), Alemanha (Berlim e Munique), França (Paris), Áustria (Viena) e Polónia (Varsóvia).

 

De onde nasceu?

A ideia da Uniplaces nasceu da parte dos três fundadores, Miguel Santo-Amaro, Mariano Kostelec e Ben Grech. Os três fundadores tinham como missão criar uma empresa que fosse um canal de marketing online preferencial para o arrendamento universitário (alojamento privado, residências de estudantes, hostels, etc.). É com orgulho que podemos afirmar que essa meta foi já atingida e a Uniplaces é hoje uma referência mundial no setor, sendo reconhecida como o primeiro ponto de contacto no que toca a arrendamento a estudantes. Os da Uniplaces fundadores foram já premiados com o Young Guns Award, que os destacou como sendo dos jovens empreendedores que mais se destacam na Europa.

 

Missão?

Relativamente aos jovens estudantes, a nossa missão é ajudá-los a encontrar a casa ou o quarto ideal para a sua experiência de mobilidade internacional. No que se refere aos senhorios, a nossa missão é ajudá-los a conseguir arrendar os seus imóveis, mais rapidamente do que o habitual e dentro dos valores de referência para a localidade em questão.

 

Financiamento?

A Uniplaces é uma das startups que já conseguiu angariar mais financiamento, totalizando até agora um investimento de praticamente 28 milhões de euros. A uma ronda inicial de 3.2 milhões de euros, da Octopus Investments, em outubro de 2014, seguiu-se o investimento de 22 milhões de euros em Séries A, em novembro de 2015, liderada pela Atomico, Caixa Capital, Shilling Capital e Octopus Ventures, para além de diversos business angels.

 

Promoção?

Divulgamos a nossa plataforma de alojamento de várias formas, sobretudo no canal online. Fazemo-lo sobretudo através de Google Adwords e Facebook Ads mas recorremos também a outros formatos para dar a conhecer a Uniplaces junto dos vários públicos-alvo. Recentemente fizemos uma ação de rua, na qual um drone com mensagens de recrutamento esteve a sobrevoar algumas zonas onde estão localizadas empresas multinacionais de referência, com o objetivo de dar a conhecer o nosso site de carreiras e suscitar o interesse de potenciais candidatos às vagas que temos em aberto. Divulgamos também regularmente a Uniplaces através de ações de media e RP.

 

Onde esperam chegar?

A meta inicial a que nos propusemos quando a Uniplaces foi fundada já foi ultrapassada, e hoje somos já uma referência preferencial no que se refere ao arrendamento universitário. Mas queremos chegar mais longe, a mais cidades, a mais estudantes e a mais senhorios.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Com a premissa de que a Educação é, cada vez mais, um mercado global, sabemos também que existe uma cada vez maior motivação para estudar fora do país, pelo que o número de estudantes em mobilidade internacional cresceu

exponencialmente atingindo os 3,4 milhões em 2009 (em 2002 registavam-se 2,1 milhões de estudantes). Perspetiva-se que este número atinja os 7,6 milhões de estudantes em 2025, portanto existe aqui um potencial de negócio gigante. Claro que inicialmente surgiram algumas incertezas face a recetividade de estudantes e senhorios a associarem-se à plataforma, mas foi algo que se dissipou rapidamente com o sucesso da Uniplaces logo nos primeiros meses de atividade. Neste momento contamos já com 40 mil quartos reservados, e temos 3500 senhorios como parceiros, para os quais já se gerou 25 milhões de euros em valores de contrato. Face ao número de anos em que estamos no mercado, acreditamos que estes são já bons indicadores de que a plataforma vai certamente continuar a ser um sucesso e a crescer para novos mercados.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Um fator a que damos muita importância é ao recrutamento e cada vez mais estamos empenhados em recrutar talentos nacionais e internacionais com know-how que possa acrescentar valor à Uniplaces.

 

 

O que sugerem a quem começa?

Muito empenho, muita determinação e uma ideia de negócio interessante. Não é preciso inventar a roda, mas é necessário saber aprimorá-la.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Não tenho qualquer dúvida de que todos os conselhos e inputs que recebi até hoje foram bastante úteis, servem sempre para melhorar algo.

 

Mais informações em uniplaces.com.

 

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais