Veedeeo


Se já usou algum sistema de videoconferência temos quase 100% de certeza que já encontrou pelo menos um destes problemas: ou o equipamento falha, ou não consegue adicionar os participantes que necessita à conversa, ou o software precisa de constantes utilizações.

 

A Veedeeo veio em nossa salvação. A Startup criada em 2013 desenvolveu uma plataforma cloud B2B que funciona como uma extensão de qualquer sistema de videoconferência, independentemente da tecnologia e do fabricante.

 

 

O que é/qual é o negócio?

Tendo na mira o contexto empresarial, criámos VEEDEEO, uma plataforma de videoconferência desenvolvida 100% online. A plataforma permite a realização de videochamadas e reuniões virtuais em vídeo, com a particularidade de se ligar a equipamentos de videoconferência “tradicionais”, permitindo chamadas entre diferentes equipamentos e dispositivos em simultâneo. O objetivo é munir as empresas de uma ferramenta de comunicação remota e colaboração bastante completa e versátil, facilmente adaptável a diversos cenários de reunião em vídeo, bem como a sua difusão em tempo real pela Internet de sessões vídeo.

 

De onde nasceu?

Em conversa com clientes, começámos a aperceber-nos que as suas empresas - de média e grande dimensão - se queixavam da dificuldade em ligar os seus equipamentos de videoconferência aos de outras empresas, ou, mesmo em alguns casos, aos de sucursais da sua própria empresa. Havia um investimento considerável em equipamentos, mas a sua utilização era reduzida devido a três principais problemas:

 

  1. equipamentos com linguagens técnicas ou fabricantes diferentes nem sempre são compatíveis;
  2. as redes internas e firewalls das empresas dificultam as comunicações em vídeo externas;
  3. os equipamentos de videoconferência da grande maioria das empresas não permitem incluir participantes remotos através dos seus computadores ou dispositivos móveis.

 

As vídeo-reuniões apresentam inúmeras vantagens para as empresas - melhor gestão do tempo, aumento de produtividade, redução de custos, entre outras - e constituem o meio de comunicação mais próximo de uma reunião presencial. É muito fácil e rápido iniciar uma videochamada com qualquer pessoa no mundo. Por esse motivo, não fazia sentido não existir uma solução que quebrasse barreiras tecnológicas e permitisse às empresas utilizar bons sistemas de videoconferência para realizarem as suas reuniões remotas com frequência, rapidez e facilidade.

Para fazer face aos problemas identificados, foi criada a VEEDEEO e conceptualizada e desenvolvida uma plataforma cloud B2B homónima que funciona como uma extensão de qualquer sistema de videoconferência, independentemente da tecnologia e do fabricante. Empresas que possuem equipamentos Cisco®, Polycom®, Huawei®, e outros, passam a conseguir, através da plataforma VEEDEEO, ligar os seus equipamentos a qualquer outro fora de firewalls.

O seu desenvolvimento foi iniciado em 2013 e no final de 2015 começámos a realizar testes reais com empresas. Foi uma excelente forma de melhorar o produto, acrescentando novas funcionalidades e tornando-o numa plataforma robusta e estável, com qualidade de imagem e som otimizadas para vídeo-reuniões profissionais.

 

Missão?

O nosso grande objetivo é unificar as comunicações em vídeo no mundo inteiro e fazer com que a videochamada empresarial seja tão simples e universal de utilizar como o telefone. A VEEDEEO nasce com o intuito de oferecer às empresas uma ferramenta cloud completa de comunicação em vídeo, simples de utilizar e abrangente para tornar as vídeo-reuniões o meio preferencial de comunicação entre colegas, clientes ou parceiros.

 

Financiamento?

O projeto VEEDEEO tem sido financiado sobretudo por capitais próprios dos sócios. No início do projeto houve um pequeno apoio do programa INTERVIR+, da região da Madeira, que serviu para criar o primeiro protótipo do produto e obter o feedback do mercado. Após essa fase, todo o investimento tem sido feito recorrendo a fundos próprios.

 

Promoção?

A VEEDEEO tem recorrido a uma comunicação low-profile, sobretudo alguma publicidade especializada e email marketing.

 

Onde esperam chegar?

A VEEDEEO tem características únicas que são bastante atrativas para empresas e operadores de comunicações. O nosso objetivo é estabelecer parcerias com o maior número de operadores de TELCO mundiais de modo a criar uma rede global e universal de comunicações vídeo assentes na plataforma VEEDEEO.

A VEEDEEO permite que os sistemas de videoconferência se registem na cloud e a partir daí obtenham um número único e global que lhes permite ligar e receber chamadas vídeo de qualquer outro ponto de vídeo.

A criação de uma rede global de sistemas de videoconferência pode ser feita pelas empresas utilizadoras do VEEDEEO, mas a sua expansão será bastante mais rápida a partir do momento que temos os operadores de comunicações a trabalhar connosco.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Quando um produto é lançado no mercado, sobretudo um produto tecnológico B2B, é necessário ter em conta que nunca é um produto final. Antes está sempre em constante desenvolvimento para ir de encontro às necessidades dos utilizadores. É necessário melhorar constantemente a usabilidade, a facilidade de utilização e as funcionalidades disponíveis. Só quando existe um teste real no mercado é que nos apercebemos das forças e fraquezas do produto.

Os primeiros testes realizados foram cruciais para dar ao produto a robustez e estabilidade que apresenta agora. Temos clientes satisfeitos que têm sido excelentes intervenientes na evolução do VEEDEEO. Interessam-nos utilizadores ativos e críticos, pois só assim podemos superar questões técnicas e criar um produto verdadeiramente diferenciador.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

No início de 2017 a VEEDEEO lançou o primeiro (a até à data, único) Directório Global para comunicações em vídeo, um serviço gratuito para empresas com equipamentos de videoconferência que possibilita videochamadas diretas entre equipamentos internos e externos através da marcação de um número - seguindo exatamente o mesmo princípio que realizar uma chamada telefónica.

Basta que as empresas registem os seus equipamentos de videoconferência na cloud da VEEDEEO e a cada equipamento é atribuído um número único e global através do qual é possível realizar, ou receber, videochamadas diretamente no próprio equipamento.

O recurso ao diretório simplifica de forma drástica as comunicações entre empresas, incentivando-as a adotar o vídeo como forma recorrente de comunicação remota. Num instante será possível digitar um número e iniciar uma videochamada no conforto de uma sala de reuniões, com todas as vantagens adjacentes como redução de custos e melhor gestão do tempo.

O registo e a utilização deste diretório são gratuitos por tempo ilimitado. As empresas reconhecem, efetivamente, o valor deste diretório, uma vez que a VEEDEEO tem testemunhado uma adesão bastante significativa desde que o diretório foi lançado.

 

O que sugerem a quem começa?

Uma primeira sugestão é o registo de todos os pontos de videoconferência da empresa na cloud da VEEDEEO. A partir daí, podem criar utilizadores para todos os colaboradores da empresa (o licenciamento da plataforma não é feito por utilizador, mas sim por sala virtual - os clientes podem optar por ter quantos utilizadores quiserem) e incentivarem os mesmos a marcarem uma primeira reunião virtual.

A experiência de utilização do VEEDEEO é bastante simples e intuitiva. A partir de uma primeira reunião, os utilizadores irão perceber a simplicidade que é reunir virtualmente com qualquer pessoa no mundo através de vídeo e irão certamente voltar a utilizar o sistema como parte das suas rotinas de trabalho diárias ou semanais.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

O melhor conselho profissional que recebi foi o de nunca ser falso modesto, assumir as minhas capacidades, assumir compromissos e os riscos necessários.

 

 

Mais informações em veedeeo.me.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais