Vertty


O verão rima com praia, e na praia não há melhor amiga que a toalha.

Foi com vista a tornar esta amiga incomparável no design e qualidade que Diogo, Frederico, Luís e Bernardo criaram a Vertty, uma marca de toalhas de praia que aposta num novo conceito que as torna não só mais leves e maiores, como únicas no areal.

Diogo Cruz – o original “pensador” da ideia – surfava numa praia a norte de Sydney quando a oportunidade se apresentou na sua cabeça. Daí à criação com os amigos foi um pulo, e atualmente a Vertty já chega a (quase) todos os cantos do mundo.



O que é/qual é o negócio?
A Vertty é uma marca de toalhas de praia de design, vendidas exclusivamente online, para o mundo inteiro. A ideia é a de transportar a componente elegante e cosmopolita da cidade para o ambiente relaxado e casual da praia.

De onde nasceu?
A ideia nasceu na Austrália, há cerca de um ano atrás, enquanto o CEO estava a fazer surf numa praia com o nome de Palm Beach, a norte de Sydney. Mas todo o produto e packaging são produzidos em Portugal.

Missão?
A missão da Vertty é a de criar uma toalha de praia única, um ícone do Verão. Com a visão a longo prazo de dar uma nova forma à praia.

Financiamento?
O financiamento foi feito através de capitais próprios dos acionistas.

Promoção?
A equipa da Vertty fez, durante o último Verão, uma tour pelas praias de alguns países da Europa (Portugal, Espanha, França e Itália) com o objetivo de aumentar o Brand Awareness da marca e vender através do seu "Showroom"; uma carrinha Citroen HY de 1958 restaurada com todo o conceito e padrão da marca.

Onde esperam chegar?
O objetivo da marca é o de tornar a Vertty uma "lovebrand" no mundo inteiro. Sendo um produto sazonal, com uma afluência maior de vendas no Verão, a equipa da Vertty tem como objetivo estar presente tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul para conseguir ser uma empresa sustentável durante todo o ano. Os maiores mercados são atualmente os Estados Unidos, Austrália, Brasil, Europa do Norte e África do Sul.



Como lidaram com a incerteza inicial?
A equipa responsável pela marca Vertty já detinha alguma experiência em mercados online, em vários países do mundo. Foi também feito um exaustivo estudo de mercado com o objetivo de perceber o potencial de penetração da marca em vários mercados e foi desenvolvido um business plan com vários cenários possíveis consoante o tipo de feedback que poderíamos receber por parte dos nossos clientes. Todo o processo de desenvolvimento da marca foi também testado e validado com um grupo restrito de clientes.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso maior trunfo é a enorme proatividade da equipa e o facto de sermos uma equipa multidisciplinar com objetivos mensuráveis e de curto prazo. Temos objetivos bastante ambiciosos e toda a equipa trabalha em uníssono para os atingir. Ambicionamos criar uma marca internacional e não apenas focada no mercado local.

O que sugerem a quem começa?
Muita preparação. Façam um bom estudo de mercado, testem constantemente protótipos dos vossos produtos com clientes reais antes de entrarem no mercado. Um business plan consistente, e de preferência, validado por várias entidades externas à empresa. Previnam ao máximo todos os problemas que possam ocorrer antes do lançamento e evitem falhar prazos de entrega.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Todas as empresas em fase inicial envolvem muito mais trabalho do que o esperado; demoram muito mais tempo a desenvolver do que o planeado e custam muito mais dinheiro do que as nossas melhores projeções.


Mais informações em tryvertty.com.

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