Yonest


Se o iogurte é um ingrediente com 7.000 anos de história, que surgiu por acaso na antiguidade, porque é que tem que ser feito de forma tão industrializada como estamos habituados? Não tem que ser assim...

 

Por isso, a Yonest decidiu criar Iogurte Grego à Moda Antiga, o verdadeiro, artesanal, 100% natural, com leite fresco do dia, sem adição de natas, sem aromas artificiais e em que a fruta ... é mesmo fruta.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A YONEST é Iogurte Grego à Moda Antiga. Desde 2014 que criamos, confecionamos e distribuímos os nossos iogurtes caseiros por mais de 100 pontos de venda em Portugal.

 

De onde nasceu?

O fundador, Filipe Botto, começou por fazer iogurte na cozinha, em casa, e rapidamente percebeu que um iogurte caseiro, feito com leite fresco do dia, apenas com ingredientes naturais, não tem comparação com o que as grandes indústrias nos dão. A seguinte pergunta deu, então, início à Yonest – “porque é que um produto com mais de 7000 anos de história tem que ser tão industrializado”. Não tem, e o resultado é um sabor e frescura inigualáveis.

 

Missão?

Dar a conhecer aos portugueses o sabor e frescura do iogurte caseiro de antigamente, numa experiência inovadora e personalizada de consumo criada pela YONEST e sem igual no mundo.

 

Financiamento?

Inicialmente financiada com fundos próprios, a Yonest fez recentemente um aumento de capital com investidores estratégicos estrangeiros, para implementar o seu plano de crescimento acelerado até 2018, que irá envolver aumento da capacidade de produção, ampliação da rede de distribuição e arranque de projectos de internacionalização.

 

Promoção?

Lançamento da marca em 2014 através de um quiosque de rua instalado no Saldanha em Lisboa. Seguiu-se o início dos acordos de revenda com profissionais com o objectivo de chegar a mais clientes consumidores e ganhar escala. Desenvolvemos parcerias com outras marcas para ampliar a notoriedade – assinámos, por exemplo, o primeiro iogurte oficial Cereja do Fundão. Investimos em frequentes acções de degustação e fomos sempre tratados pelos media e pelas comunidades de nutricionistas e bloggers com muito interesse e curiosidade. Fomos Finalistas dos Food and Nutrition Awards de 2014.

 

Onde esperam chegar?

Queremos ser uma grande marca de iogurte em Portugal e noutros mercados, sem nunca perder de vista a elevadíssima qualidade e inovação que nos distingue.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Com análise primeiro, com alguma loucura depois, com perseverança em terceiro lugar e com esperança que o mercado, clientes e colaboradores reconheçam que somos bons e temos espaço para crescer.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Propusemos uma outra forma de preparar, comer e apreciar iogurte, que não existia. Levámos a qualidade do produto e da receita a outro nível. Ampliámos os momentos de consumo do iogurte para fora do habitual, com um catálogo inovador de soluções para outros tipos de espaço, com as cafetarias, hotéis, restaurantes, confecção, catering e eventos. Desta forma esticamos o nosso mercado potencial. A oferta de iogurte no mercado não estava formatada para este segmento, pelo que somos os primeiros e criámos um novo segmento de mercado.

 

 

O que sugerem a quem começa?

Que se preocupe primeiro com a sobrevivência, criando bases sólidas, munindo-se de redes de apoio, e só depois com o crescimento.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

“Investir como um rico e gerir como um pobre”.

 

 

Mais informações em yonest.pt.

 

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