Empreendedorismo

4 passos para tornar a sua marca única


O valor de uma marca é um processo ditado pelo mercado, mais especificamente com a relação que a mesma consegue forjar com os seus consumidores e com a sociedade em geral. Contudo, as empresas podem acelerar esse processo, surgindo a questão de o que se deve fazer para que a marca permaneça no “top of mind” dos consumidores, mesmo quando estes não estão a pensar nela e nos produtos associados? Enunciamos aqui 4 passos que podem levar ao fortalecimento, prestígio e diferenciação da sua marca.

Seleccione os valores da sua marca – Associar a sua marca a conceitos e valores, que aludam a um determinado estilo de vida, ajudam à identificação do consumidor com a mesma, de forma a que a considere muito mais que um simples símbolo comercial. Todavia, há que ter em atenção que as associações a “palavras mágicas” devem ser coerentes com a imagem que a marca já tem no mercado, sob pena de criar falsas expectativas no consumidor, que acabará por considerá-la artificial.


Aposte no Design & Packaging – A força do design de um produto e o caráter inovador da sua embalagem podem transformar o mesmo em algo emblemático e conversível em símbolo da marca. É uma fase que materializa fisicamente a identidade que a marca tem e quer ter para o mercado.


Associe os seus produtos a líderes de opinião – os seus produtos podem tornar-se emblemáticos com o apoio de líderes de opinião influentes no mercado em que está inserido o seu negócio. Numa fase inicial isto pode gerar “word of mouth” e “brand awareness”, sendo que ao afetar beneficamente as vendas, pode expandir este passo e angariar “embaixadores da marca” que ajudem a manter o seu sucesso.


Escolha os canais de comunicação corretos – Lembre-se que tudo é passível de dizer algo sobre a sua marca ao mercado, portanto adapte a forma da sua comunicação, consoante os valores associados à mensagem que quer passar. Não empregue todos os valores da marca numa só comunicação, para não gerar confusão junto dos consumidores, nem centre a sua comunicação em poucos meios, pois quantos mais vetores possuir para chegar ao mercado, maior é a potenciação da sua comunicação. Alguns dos vetores de comunicação que deverá ter em conta são os anúncios publicitários, os press releases, os artigos de imprensa, a publireportagem, “outdoors”, a internet, folhetos de divulgação e promoção, o logótipo da empresa, a decoração das instalações, as feiras de venda direta ou apresentação de produtos, o serviço de pós-venda, os uniformes dos trabalhadores e a relação que estabelece com os mesmos.

 

 

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