Empreendedorismo
6 Chapéus do Pensamento Criativo
A técnica dos Seis Chapéus de Pensamento pode ser utilizada em reuniões de colaboradores (mais usual) mas também “ a solo”. No caso de uma discussão entre um grupo, esta técnica pode ajudar a bloquear confrontos e perdas de tempo.
Edward de Bono referiu com a sua metáfora que cada chapéu identifica um estado emocional ou linha de pensamento, que não é inerentemente melhor que outro – uma equipa coesa e completa reconhece a importância de todos os chapéus e todos os aspetos e dificuldades a enfrentar. É importante notar que, ao usar um chapéu estamos a adotar uma perspetiva que não é necessariamente a nossa.
São os seis chapéus:
- Azul: representa reflexão e controlo de processos (ajudando, por exemplo, a identificar os chapéus a usar em cada momento – ex: plano de contingência requer a ação do chapéu preto);
- Branco: considera apenas os factos sem os julgar;
- Vermelho: expressa sentimentos, emoções e respostas intuitivas;
- Amarelo: pensamento otimista, que procura benefícios;
- Preto: mais negativo, utilizado para observar obstáculos, razões de não funcionamento de uma decisão/ideia ou pontos fracos;
- Verde: pensamento mais criativo, das alternativas e da mudança.
Dependendo sempre da natureza do assunto ou decisão em discussão, os chapéus podem ser utilizados numa sequência, como por exemplo:
1 - Apresentação de dados e factos (Branco);
2 – Brainstorming para gerar ideias sobre resolução (Verde);
3 - Analisar benefícios (Amarelo) e fraquezas de cada ideia (Preto);
4 – Recolher opiniões sobre os sentimentos e emoções que alternativas geram (Vermelho);
5 – Dirigir, resumir e terminar reunião (Azul).
Com este método é possível verificar eficazmente os efeitos de uma decisão e incluir os sentimentos e ceticismo no processo e, no final, desenvolver um plano de ações mais sólido e resistente.
ARTIGOS RELACIONADOS
Brainwriting
Brainstorming
Técnica da Comparação e Metáfora