Empreendedorismo
Análise SWOT - Exemplo Prático
Depois de muito se falar sobre a importância de uma análise SWOT, chegou o momento de ilustrar a teoria com um exemplo prático. Imaginemos que o negócio em apreciação é uma loja online de venda de livros infantis.
Forças- Potencial de clientes é mundial;
- Baixos custos iniciais. Os livros podem ser armazenados e enviados de qualquer lugar no mundo;
- Baixo custo de manutenção do site;
- Fácil contacto com o cliente através de email;
- Devido aos baixos custos de estrutura os preços podem ser competitivos relativamente às lojas físicas;
- Possibilidade de usufruir de redes de distrbuição já existentes.
Fraquezas- Possibilidade de devolução de livros pelo cliente;
- O marketing poderá ser complicado uma vez que maioritariamente será feito apenas na internet, sem usufruir de outros meios mais tradicionais também eles eficazes;
- Custos de expedição de livros;
- Apesar de os custos de manutenção do site serem baixos a necessidade de constante update é quase ilimitada, ao contrário do orçamento para esse efeito.
Oportunidades- Aumentar a notoriedade da loja online através de uma campanha de marketing online via blogs, fóruns e “passa palavra eletrónico”;
- Procurar quais as tendências do próximo ano por forma a melhor posicionar a empresa;
- Perceber quais são os clientes fiéis, saber o que compram e como se podem criar novos;
produtos relacionados com livros e leitura, a partir destas informações.
Ameaças- Nicho de Mercado com muita concorrência;
- Alguma desconfiança com as compras online;
- Os negócios de maior estrutura podem fazer preços mais competitivos e interferir na margem de comercialização de empresas mais pequenas.
HTML Editor - Full Version
ARTIGOS RELACIONADOS
Análise SWOT
Como elaborar um Plano de Marketing
Vantagem Competitiva