Cartões virtuais: O que são e quais as vantagens de ter no seu negócio


Os métodos de pagamento tradicionais estão a sofrer alterações e começa a haver uma necessidade de acompanhar os tempos e de descobrir os cartões virtuais, o que são, como funcionam, e porque deve permiti-los no seu negócio. Populares no passado, a pandemia empurrou-os para as preferências de muitos clientes, tendência que certamente irá permanecer no futuro.


LEIA TAMBÉM: Tecnologia: Erros de principiante que deve evitar


O que são afinal os cartões virtuais?

Como o nome indica, os cartões virtuais são cartões não físicos, normalmente usados através dos dispositivos móveis - smartphones e tablets. Este tipo de tecnologia é usada não apenas para pagamentos mas também para benefícios como cartões de cliente ou os gift cards. Para a utilização basta encostar o aparelho ao leitor de QR Code.


São os cartões virtuais seguros?

Este tipo de pagamento não é 100% seguro é uma boa opção para quem quer optar por deixar de usar cartões físicos, fáceis de perder ou roubar. O software permite que os dados do consumidor estejam sempre protegidos através da sua encriptação, aliados a sistemas de verificação de identidade que incluem PINs ou dados biométricos como impressões digitais e reconhecimento facial. Claro, se optar por este tipo de pagamento, deve investir também num bom antivírus para proteção reforçada.


Quais as principais marcas fornecedoras deste serviço?

Aqui não há segredos e provavelmente já ouviu falar em várias destas marcas, se não todas. As principais fornecedoras de cartões virtuais são a Apple Pay, o PayPal, o Google Play, o Amazon Pay, o MBWay, e até fornecedores como a Visa e a Mastercard.


Porque devo permiti-los no meu negócio?

A verdade é que tal como aconteceu com os cartões de débito e crédito, os cartões virtuais estão a tornar-se lentamente no novo normal e na preferência dos consumidores mais jovens. Tal como houve uma adaptação aos seus antecessores, é fundamental começar a pensar sobre a possibilidade de investir nesta nova tecnologia, garantindo que consegue manter e cativar os clientes. Quando tiver este sistema na sua loja, publicite-o bem tanto no espaço físico como nas redes sociais.


LEIA TAMBÉM: Tudo o que precisa saber sobre a Inteligência Artificial


É importante estar a par das novas tendências, refletindo sobre a sua adopção segura. Aprenda mais sobre os cartões virtuais e poderá ainda aconselhar ou ajudar clientes que estejam curiosos para os usar mas não saibam exatamente como.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais