Chefia: Como resolver conflitos na sua empresa


Os conflitos entre os profissionais de uma empresa são muitas vezes impossíveis de evitar, especialmente durante momentos de crise como a atual pandemia. Quando isto acontece, cabe-lhe a si, enquanto chefia, resolvê-los e controlar a situação o melhor que conseguir, evitando perpetuar o mau ambiente entre os membros e a má cultura de empresa que nasce como consequência.


LEIA TAMBÉM: Como lidar com as distrações normais de um escritório


Ouça ambas as partes

Quando existe um conflito, é necessário perceber as suas razões, por isso, ouça com atenção ambas as partes, de modo a compreender qual a queixa. 


Olhe para os factos

Evite que o profissional se exalte e insulte o colega ou use opiniões para descrever a situação. Se algo aconteceu, é preciso analisar os factos, o que realmente ocorreu.


Estabeleça regras

A falta de regras ou o seu esquecimento pode muitas vezes criar desentendimentos, pois enquanto um profissional acredita que “a” é o caminho a seguir, o colega prefere “b”. Quando isto acontece, deve delinear regras claras para que ambas as partes saibam como proceder.


Encontre um meio termo

Se dois profissionais que trabalham lado a lado tiverem um conflito, pode ser útil mudá-los de local com outros colegas até a situação acalmar. O despedimento deve ser o último recurso, sendo fundamental alimentar uma boa cultura, de apoio ao outro, e de entendimento.


Não está aqui para fazer amigos

A ideia de que os seus colegas de escola e de trabalho têm de ser seus amigos, é algo relativamente utópico. Ainda que na criação de uma boa equipa seja preciso que os profissionais tenham uma boa relação, existem casos onde deve lembrar que eles estão ali para trabalhar e não para serem amigos. As ideologias e preferências nada têm a ver com a sua capacidade de executarem as suas tarefas. Por vezes, este distanciamento é a única solução para conflitos complexos.


LEIA TAMBÉM: Mentor: Como ajudar a estrela da sua empresa a crescer


Enquanto chefia, cabe-lhe a si garantir que a equipa se dá bem e que as suas diferenças não prejudicam a capacidade de trabalhar eficazmente. Em casos extremos, pode também pedir a ajuda de um profissional na matéria, evitando despedir ou alimentar o mal-entendido.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais