Cibercrime: Pequenos passos para se proteger enquanto freelancer


Quando se inicia como freelancer, é fácil não se ver como um empreendedor ou como uma empresa, no entanto, os hackers não têm problema em atacá-lo se souberem que há algo a ganhar, especialmente porque muitos freelancers não se protegem devidamente, transformando-se em vítimas fáceis. Dê estes passos simples que irão ajudá-lo a não ser gravemente prejudicado.


LEIA TAMBÉM: Organização: Sinais de que não sabe organizar o seu calendário


Mantenha os seus apps e sistemas operativos atualizados

O sistema operativo do seu computador e dos seus dispositivos móveis é certamente atualizado pelo menos mensalmente. Muitas das novidades passam-lhe ao lado e parece-lhe que nada muda, contudo, algumas das mudanças são de segurança, corrigindo bugs e melhorando o modo como o aparelho se defende de ameaças. O mesmo acontece para os apps que usa regularmente.


Tenha extra atenção a quem lhe envia e-mails

A maioria das plataformas de e-mail já identifica e captura e-mails potencialmente perigosos, contudo, existe um novo tipo de ameaça que consegue fugir a esta segurança, mascarados com nomes de empresas conhecidas como a Netflix ou a Amazon. Se receber mensagens a dizer que houve um problema com o seu cartão de crédito ou outro método de pagamento (seja de que plataforma for) não clique no e-mail. Vá até ao seu perfil e confirme que existe um problema.


Mantenha cópias de segurança e um plano B

Um dos piores ataques de que pode ser vítima é um ataque de ransomware. Na melhor das hipóteses, os seus documentos e ficheiros profissionais ficam reféns mas, como se precaveu, possui cópias de segurança, livrando-se de pagar uma quantia relativamente elevada para reaver tudo. No pior dos casos, as suas redes sociais e acesso ao site ficam bloqueados e, se isso acontecer, pode levá-lo a perder toda a sua base de seguidores e clientes.


LEIA TAMBÉM: Elevator Pitch: Como vender a sua ideia eficazmente


Pequenas empresas e freelancers são os profissionais mais afetados por ameaças de cibercrime, normalmente por se prepararem mal. Não se deixe enganar e dê a devida atenção à sua segurança online.


Keywords: Cibercrime, Cybercrime, Freelancer, Segurança, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais