Empreendedorismo
Como abrir um Centro de Estética
As clínicas e centros de estética levam a cabo atividades de reparação, prevenção e educação para uma vida com maior qualidade.
Sendo uma oportunidade de negócio com crescimento contínuo todos os anos, torna-se uma opção muito apetecível para muitos indivíduos que resolvem iniciar um empreendimento. Mas o que precisa mesmo de saber para abrir uma clínica ou centros de estética?
Clínica de Estética ou Centro de Estética
A diferença entre clínicas de estética e centros de estética pode ser imensa, dado que a Legislação de Saúde exige da primeira a existência de médicos no estabelecimento, atuando como responsáveis técnicos. Por outro lado, o centro estético terá mais facilidade de licenciamento e em atuar sem a presença de um médico.
Serviços
Determine rigorosamente os serviços que pretende oferecer no seu espaço, dado que muitos deles poderão requerer licenciamentos e legislação mais apertadas, e outros mais flexível. Considere e decida que serviços quer oferecer entre os vários tipos de depilação a cera, fotodepilação, depilação a laser, aromaterapia, massagens, tratamentos cosméticos, tratamentos eletroestéticos, limpezas de pele, drenagem linfática, cirurgias estéticas, entre outros.
Plano de Negócios
Desenvolva um plano de negócios com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, projeções de lucro e orçamento, área de atuação (mercado de luxo, low cost ou outro), pessoal, requisitos.
Licenciamento
O Decreto-Lei nº 279/2009 de 6 de outubro é o principal documento que rege o licenciamento de unidades privadas de saúde. Atualmente, o regime de licenciamento está bastante simplificado, e que passa pelo registo na ERS (Entidade Reguladora da Saúde) e numa licença emitida pela ARS (Administração Regional de Saúde). Todas as clínicas ou consultórios médicos são ainda obrigados a disponibilizar livro de reclamações.
Legislação
Os requisitos mínimos de organização e funcionamento bem como as especificações técnicas para o exercício da atividade de clínicas regem-se pela Portaria nº 287/2012 de 20 de setembro.
Seguros
Qualquer tipo de negócio tem riscos associados, e em todas as atividades profissionais é obrigatório um Seguro de Acidentes de Trabalho. Adicionalmente, e em perfil facultativo, poderá também querer adotar um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, para que possa gozar de alguma proteção contra eventuais danos que se possam causar a terceiros no âmbito do seu negócio.
Despesas de Investimento
Pode considerar-se que entre os custos médios de investimento inicial devem contar-se:
- Imóvel (prateleiras, cadeiras, mesas, secretárias, armários, balcão de receção);
- Equipamentos profissionais (marquesas, lasers, mantas térmicas, aparelho de sucção e vácuo, etc);
- Equipamentos informáticos (computador, impressora, scanner);
- Contratação de serviços (comunicações, eletricidade, contabilidade, limpeza);
- Contratação de empregados;
- Documentação, legalização e licenciamento da empresa.
Custos Fixos
Tomando ainda o exemplo de um consultório com dois gabinetes, estima-se que os gastos médios mensais fixos do mesmo se situem entre os 5.000 e os 6.000 euros, incluíndo:
- Salários;
- Renda de loja;
- Pagamento de empréstimo (se for o caso);
- Consumíveis (água, luz, internet, telefone);
- Limpeza;
- Contabilidade;
- Manutenção de equipamento.
ARTIGOS RELACIONADOS
Como abrir uma clínica
Como abrir um cabeleireiro