Como controlar as distrações tecnológicas no local de trabalho


Muitos profissionais dependem dos seus smartphones e dos seus tablets para concretizar o trabalho da melhor forma, no entanto, existem profissionais que os usam somente como uma fonte de distração e relaxamento, podendo levar a uma quebra na produtividade. Como chefia, deve saber controlar estes vícios que prejudicam tanto a equipa como a empresa.


O primeiro passo é uma conversa

Idealmente deve sempre evitar criar regras rígidas sem antes tentar conversar com a equipa. Explique de que forma as distrações prejudicam não somente a empresa como a produtividade e a saúde mental de cada um (ao deixarem trabalho por fazer, os níveis de stress irão aumentar, por exemplo). Coloque diretrizes específicas de quando podem ou devem usar os smartphones ou aceder a determinado site. Deste modo, a equipa saberá concretamente o que estão autorizados a fazer.


Controlo dos websites visitados

Se esta estratégia não funcionar, bem, as escolas e as bibliotecas já usam este controlo há anos e é por uma boa razão - há um lugar e um tempo para tudo mas esse não é o local de trabalho. Se a sua empresa utiliza Wi-Fi (conheça o NOS Mobilidade Pro) pense em bloquear o acesso à rede (se esta não foi necessária) ou a sites específicos como as redes sociais (principalmente o Facebook e o Youtube) e a outros espaços populares.


Locais específicos de utilização

Se possui uma sala de lazer ou de refeição, coloque um cartaz visível a indicar que aquele é um local onde os funcionários podem relaxar e usar os seus aparelhos, assim como verificar as redes sociais ou realizar outras pesquisas pessoais. Se esta não existe, informe que os mesmos podem ser usados somente nas horas de pausa como intervalos ou hora da refeição. Se este local for dentro do espaço dos escritórios, relembre que os aparelhos devem estar em silêncio, de modo a não distrair os outros.


Garanta que existem meios de comunicação

A verdade é que as redes sociais não são apenas um local para partilharmos as nossas experiências. Várias empresas, especialmente startups, usam-nas para se comunicarem. Antes de tomar a decisão de as proibir, verifique que existem canais apropriados e funcionais pelos quais a equipa se pode comunicar e trabalhar eficazmente, algo que permita partilha de documentos, texto, áudio, entre as várias vantagens que as redes oferecem.


Você será sempre o exemplo

A pior coisa que uma chefia pode fazer, é ditar uma regra que não cumpre. Provavelmente já viu isto acontecer na sua escola. O professor impede os alunos de usarem os telemóveis mas alguns acabavam por fazê-lo sem uma razão aceitável. Lembra-se como isso o fazia sentir? O mesmo sentimento é partilhado pela sua equipa. Se restringiu o acesso a determinados lazeres, obedeça pelas mesmas regras. Isto irá incentivar os funcionários, ao mesmo tempo que lhes demonstra respeito.


Fundamentais nas nossas vidas, as novas tecnologias - como tudo na vida - trazem consigo algumas desvantagens de que devemos ter noção. É importante saber controlar os impulsos e conseguir distrair-se somente quando está na hora de o fazer. Proteja a qualidade do seu trabalho!


ARTIGOS RELACIONADOS:

Pré Compra Samsung Galaxy S10+

Samsung Galaxy Fold: Tudo o que precisa saber


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais