Como escolher um bom freelancer
Chegou altura de contratar novos membros para a sua equipa e está à procura de freelancers? Descubra alguns dos elementos que o ajudarão a escolher os melhores de entre os melhores.
1. Comunicação
Contrariamente ao que acontece com uma equipa de escritório, onde esta pode comunicar cara-a-cara, é preciso que o freelancer seja adepto de apps de comunicação (ou até mesmo redes sociais) e que use frequentemente o telemóvel, ou outros serviços, que o mantenham facilmente disponível e acessível. Por exemplo, nestes parâmetros o e-mail não é uma escolha sábia, pelo longo tempo que demora entre uma pessoa enviar a mensagem e a outra ler e responder.
2. Experiência
Uma das vantagens de se ser freelancer é a possibilidade de trabalhar em vários projetos e em várias áreas em simultâneo. Contudo, isto pode levá-lo a contratar alguém que não esteja realmente familiarizado com a área em que se enquadra a sua empresa. Como consequência, peça exemplos de trabalhos anteriores (links de artigos antigos ou portfólio) - uma prova de que conhece bem o serviço a que se está a candidatar.
3. Condições de trabalho
Alguns dos pontos-chave para se ser um bom freelancer é o de ter uma boa conexão à internet e um espaço sossegado onde possa trabalhar por várias horas sem ser interrompido. Procure perceber se o candidato possui um escritório (em casa ou fora dela) onde possa organizar o seu trabalho e ser mais produtivo.
4. Empatia
Como qualquer relação de trabalho, existe um benefício mútuo se você criar empatia com o candidato. Para além de facilitar a vossa comunicação, uma boa relação de trabalho fará com que o novo membro da equipa seja mais produtivo e obtenha melhores resultados. Faça-o querer não apenas trabalhar para si mas fazer parte da equipa e do projeto.
ARTIGOS RELACIONADOS
Porque deve contratar freelancers
Onde encontrar freelancers online