Como evitar uma cultura tóxica na empresa
Uma cultura de empresa saudável traz produtividade e bons resultados junto dos clientes, servidos por uma equipa que tem prazer e vontade de trabalhar consigo, levando a marca a um sucesso sentido em grupo. Contudo, nem sempre é fácil manter este tipo de ambiente, podendo cair numa toxicidade que prejudica todos.
Torne a imagem social em algo importante
Promoções, bónus e outros benefícios são muitas vezes dados aos profissionais que melhor desempenho demonstram, porém, é importante que esta avaliação não dependa somente do trabalho prático mas também da sua imagem social dentro da empresa. Ajuda os outros? Respeita quem o rodeia? Ou foca-se apenas no que é “seu”, ignorando problemas e pedidos dos colegas?
Crie um coletivo
Jantares de empresa, prendas no Natal, criar um grupo numa rede social para partilharem memes e notícias, tudo isto cria um sentido de coletivo, de família. Ajude os profissionais a conhecerem-se pessoalmente, em especial quando se foca no trabalho remoto.
Acima de tudo, dê o exemplo
Ajudar os novos profissionais que entram na sua empresa, conversar casualmente com colegas, permitir que todos tenham voz e possam dar as suas dicas e opiniões sem represálias, tudo isto vai incentivar a equipa a seguir os seus passos, percebendo que essa é a cultura que pretende cultivar.
Um ambiente tóxico pode igualmente ser prevenido através da contratação de pessoas com base não apenas nas suas qualificações mas também pelo modo como comunicam e pela simpatia com que se apresentam. São pequenos detalhes que, no fim, fazem toda a diferença.
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