Como identificar casos de possível burnout na sua equipa


O burnout é um problema grave que afeta milhões de profissionais em todo o mundo e, como chefia, é seu dever estar atento aos primeiros sinais, aconselhando o colega e ajudando-o a superar este obstáculo.


LEIA TAMBÉM: Burnout: Dicas para evitar este mal que afeta tantos empreendedores


Cansaço físico

O profissional era conhecido por ser energético e agora não tem força para completar o seu dia corretamente? O cansaço físico é um dos sinais a ter em consideração. Claro que a falta de sono ou o trabalho prolongado podem ter este resultado mas quando a situação se prolonga no tempo é importante perceber o porquê. Além disso, o cansaço pode levar a consequências como a falta de concentração, a diminuição do desempenho, a perda de apetite, e a ansiedade, entre outros.


Perda de interação com o outro

O desejo de estar sozinho e o isolamento da equipa, em especial de membros com os quais possuía uma relação saudável no passado, é um sinal a analisar. A falta de empatia e de vontade de socializar podem indicar que algo não está bem.


Uma infelicidade constante

A par com o isolamento, deve tentar compreender se o profissional se tornou demasiado pessimista, sempre triste e incapaz de sorrir mesmo nas grandes vitórias ou nos momentos felizes, como o aniversário de um colega ou um evento positivo na sua vida familiar.


LEIA TAMBÉM: Como fugir ao Burnout


As causas do burnout são muitas, incluindo o excesso de trabalho e a cultura tóxica da empresa. Cuide dos profissionais que trabalham consigo, respeite o seu esforço e saiba perceber quando está a exigir demasiado.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais