Como identificar casos de possível burnout na sua equipa
O burnout é um problema grave que afeta milhões de profissionais em todo o mundo e, como chefia, é seu dever estar atento aos primeiros sinais, aconselhando o colega e ajudando-o a superar este obstáculo.
Cansaço físico
O profissional era conhecido por ser energético e agora não tem força para completar o seu dia corretamente? O cansaço físico é um dos sinais a ter em consideração. Claro que a falta de sono ou o trabalho prolongado podem ter este resultado mas quando a situação se prolonga no tempo é importante perceber o porquê. Além disso, o cansaço pode levar a consequências como a falta de concentração, a diminuição do desempenho, a perda de apetite, e a ansiedade, entre outros.
Perda de interação com o outro
O desejo de estar sozinho e o isolamento da equipa, em especial de membros com os quais possuía uma relação saudável no passado, é um sinal a analisar. A falta de empatia e de vontade de socializar podem indicar que algo não está bem.
Uma infelicidade constante
A par com o isolamento, deve tentar compreender se o profissional se tornou demasiado pessimista, sempre triste e incapaz de sorrir mesmo nas grandes vitórias ou nos momentos felizes, como o aniversário de um colega ou um evento positivo na sua vida familiar.
As causas do burnout são muitas, incluindo o excesso de trabalho e a cultura tóxica da empresa. Cuide dos profissionais que trabalham consigo, respeite o seu esforço e saiba perceber quando está a exigir demasiado.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo