Chefia: Como incentivar um profissional a corrigir o seu comportamento
Quando trabalha com uma equipa é natural deparar-se com profissionais cujos comportamentos colocam em causa a cultura da empresa, assim como os seus resultados. No entanto, enquanto chefia, deve fazer os possíveis para recuperá-lo, ajudando-o a melhorar e a perceber os seus próprios defeitos.
Apresente o problema em privado
Esperar que o profissional perceba sozinho o erro pode demorar demasiado tempo. O ideal é chamá-lo em privado e indicar o problema. Por vezes, é preciso apenas que o assunto seja discutido entre as duas partes para que o profissional compreenda a mudança que tem de ocorrer. Ele pode não saber que está a errar ou pode acreditar que não existe alternativa.
Questione as práticas
Para perceber aprofundadamente a razão de determinado problema, pode optar também por questionar o profissional. Por exemplo: “Acredita que esta é a melhor forma de comunicar com o cliente sobre um assunto delicado?”; “Quais as vantagens de executar a tarefa deste modo?”; “O método de organização de tarefas está a ser o melhor para a sua produtividade”? Para além de chamar a atenção para o problema, esta aproximação ajuda-o a compreender o processo de raciocínio e leva o outro a pensar na razão que o leva a atuar dessa forma.
Dê um passo de cada vez
Se o problema são demasiadas pausas, peça para reduzir ligeiramente e caminhar a partir daí. Se o ponto fraco é o modo como organiza o trabalho, indique quais as tarefas principais que devem estar logo à cabeça da to-do list. Pedir uma mudança, muitas vezes radical, não irá motivar o profissional a melhorar, por isso, opte por lutar por essa alteração pouco a pouco, auxiliando-o sempre que necessário.
A maioria dos conflitos podem ser resolvidos com uma boa chefia mas é preciso saber comunicar corretamente com o profissional, motivando-o e não se limitando a apontar o que está errado. Não se esqueça que ainda importante sublinhar as boas decisões e os resultados positivos.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo