Empreendedorismo
Como lançar-se como (empreendedor) freelancer
Quando se pensa num empreendedor, normalmente associa-se a imagem deste à de um fundador de uma startup, o dono de um negócio ou alguém responsável por um franchise. Todavia, na verdade, o termo inclui outras realidades, incluindo a do Freelancer.
Eis cinco competências para ter sucesso nesta área.
Promova-se
Pode ser um prodígio na sua área de atividade – design, storytelling, programação, tradução ou outro – mas sem uma boa estratégia de marketing e promoção não irá longe. Na era do Online é essencial ter uma presença robusta no meio, desde as redes sociais (o HootSuite e o Buffer são bons gestores), a um portefólio (Wix e WordPress oferecem boas possibilidades), a um site pessoal.
Faça um calendário e estabeleça objetivos
Quer esteja a trabalhar num projeto com um prazo apertado, quer tenha muito tempo para terminar a sua tarefa, é fundamental que estabeleça vários prazos para cada trabalho (projeto, maqueta, entrega final, por exemplo). Neste caso, o Poject Center da Visually é uma boa ferramenta, bem como o Podio e a Asana.
Fique de olho nas suas boas ideias
A determinada altura, pode estar a trabalhar em diferentes projetos que se encontram em diferentes estádios. Manter-se em dia com todas as ideias e inspirações pode, portanto, ser uma tarefa árdua, pelo que é importante que se mantenha organizado (uma ferramenta como o Evernote ou o Springpad é essencial).
Comunique de forma eficaz
Parece óbvio, mas várias vezes a ineficácia do processo de comunicação é a razão para o insucesso de negócios – o que é particularmente aplicável aos freelancers. Dedique-se a uma comunicação positiva e dinâmica para eliminar a desvantagem da distância física do cliente – mostre-se disponível através de vários meios (email, telefone ou mesmo videoconferência). Considere ainda a compra ou download de aplicações de “partilha de ecrãs” – o Skype tem esta funcionalidade, mas pode optar por outros como o Screenhero ou o join.me.
Faça follow-up e networking
Terminou um projeto e enviou a fatura ao cliente – este pode parecer o fim da linha do seu serviço, mas está enganado. Continue a seguir o cliente, uma ou duas depois de o produto/serviço ter sido entregue, e peça feedback. Se for positivo, peça-lhe para recomendar os seus serviços, para estabelecer uma ligação consigo nas redes sociais (particularmente no LinkedIn) e peça-lhe um pequeno testemunho para o seu site ou portefólio.
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