Como lidar profissionalmente com as pessoas de quem não gosta


Criar camaradagem e amizades no local de trabalho é normal e até desejável, melhorando a saúde mental do profissional, assim como a sua produtividade, sabendo que pode contar com ajuda nos piores momentos ou nas dificuldades do dia-a-dia. Contudo, nem sempre esta relação é possível e apesar de não ser um tópico fácil, é fundamental aprender a lidar com os colegas com os quais não possui grande proximidade e até com aqueles com os quais tem uma relação negativa.


Saiba separar trabalho de vida pessoal

Ter amigos é bom mas não é fulcral ao seu desempenho. É perfeitamente aceitável que admire um profissional com o qual não se dá bem num meio pessoal. Desta forma, deve aprender a saber distinguir ambos e perceber que as suas visões políticas ou religiosas, por exemplo, nada têm a ver com o trabalho que está em cima da mesa. De igual modo, só porque criticam o seu trabalho, não significa que não gostem de si enquanto pessoa - se algo está a ser feito da maneira errada, você tem o direito de saber.


É natural não construir amizade com todos

Novamente, ainda que política e religião sejam dos temas que não se devem abordar no local de trabalho, é mais do que natural que perceba que o colega é significativamente diferente de si. Algumas destas diferenças serão o suficiente para não se querer dar pessoalmente com ele mas isto é normal e provavelmente ele sentirá o mesmo em relação a si - pelo que concordam em alguma coisa.


Converse calmamente com o outro

Se está constantemente a ter problemas com o outro, já tentou conversar calmamente? Vários atritos começam por ações involuntárias de uma das partes. Um mal-entendido ou um comportamento inconsciente que seja insultuoso são exemplos destas ações. Converse calmamente com o colega e tente compreender o que leva ao conflito.


Opte sempre pelo profissional

Por mais rude que o seu colega esteja a ser, mantenha uma posição profissional pois isso irá ajudá-lo quer a mostrar a quem o rodeia de que é um bom profissional como a evitar que a situação escale. Só porque o outro não consegue ser cordial no local de trabalho, não significa que você não o seja.


Saiba não se deixar influenciar negativamente

Claro, existem profissionais que infelizmente não sabem lidar corretamente com colegas com os quais não têm uma boa relação pelo que poderão tentar denegrir o seu trabalho ou estar constantemente a distraí-lo. Aqui saber respirar e relaxar será o seu melhor amigo. Perceba de que modo o seu silêncio poderá ajudar a dissipar a situação, não se deixando influenciar negativamente e evitando ficar nervoso ou demasiado stressado pois isso irá prejudicar o seu trabalho.


Lembre-se que em alguns casos será necessário alertar as chefias pois a falta de profissionalismo pode transformar-se em assédio físico, psicológico ou até sexual. Tudo tem limites e quando estes são ultrapassados é importante não deixar impune.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Melhore as suas relações no local de trabalho

Faça boa impressão nas festas de empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais