Como organizar as férias da sua equipa de forma eficaz

Como organizar as férias da sua equipa de forma eficaz

A organização do calendário de férias da sua equipa traz consigo desafios que podem colocar em risco a produtividade da sua empresa, por isso, perceba qual a melhor forma de o fazer.

23 de maio 2022

Gerir uma equipa tem sempre os seus desafios e um deles é a organização das férias dos profissionais que trabalham na sua empresa, por isso, trazemos algumas dicas de como garantir o descanso dos funcionários, sem prejudicar a produtividade e os resultados do negócio.

Tenha um excel de acesso fácil

O primeiro passo pode parecer óbvio mas muitos profissionais tendem a organizar as férias da equipa em papel, desejando manter um registo físico do calendário. No entanto, o ideal é criar uma tabela excel ou sheets, de forma a manter o documento em constante atualização. Além disso, as ferramentas de colaboração (como o Microsoft 365 ou o Google Workspace), ajudam-no não apenas a criar este documento digital, como a partilhá-lo com toda a equipa.

Os momentos de menor movimento devem ser aproveitados

Da mesma forma que existem momentos de grande movimento, tipicamente o verão, o Natal, a black friday, a Páscoa, dia da mãe e do pai, entre outros, também existem alturas de calmia. Sempre que possível incentive a marcação de datas nestes períodos. De igual modo, algumas empresas optam por fechar os calendários de férias em épocas como o verão, certificando-se de que não há falta de pessoal.

Saiba a quem delegar as tarefas

A última coisa que deve fazer quando um funcionário vai de férias, é esperar até ao último momento para delegar as suas funções a outros membros da equipa, sobrecarregando-os e aumentando os seus níveis de stress, devido ao facto de que, de repente, têm à sua frente ainda mais tarefas a realizar. Organizar esta divisão de funções com antecedência, garante que ninguém é apanhado desprevenido.

Deve existir uma data limite de marcação

Um dos maiores problemas que pode enfrentar quando organiza as férias da equipa, é ter um dos membros a pedir férias com apenas algumas semanas de antecedência. Para evitar isto, decida uma data limite de marcação que todos devem respeitar.

O processo deve ser claro desde o início

Independentemente das regras que funcionam melhor para o seu negócio, é fundamental que estas sejam comunicadas aos candidatos antes da sua contratação. Por exemplo, saber que não há hipótese de férias em agosto, pode ser um facto importante que deve ser considerado. Esconder estes elementos pode trazer problemas no futuro.

Não espere até ao último momento para começar a organizar o calendário de férias da equipa e lembre-se que não deve sobrecarregar os profissionais que acabam com um acrescento nas suas tarefas, evitando perda de produtividade e aumento do stress e do burnout.

Share this

Artigos Relacionados

  • Dicas de leitura empreendedora para 2022

    leitura

    Dicas de leitura empreendedora para 2022

    A literatura dá acesso a muitos temas essenciais do mundo atual, e como tal, o empreendedorismo recebe muito foco nesta matéria.

  • Dia Mundial da Saúde: Como ser um empreendedor mais saudável

    ciberseguranca

    Dia Mundial da Saúde: Como ser um empreendedor mais saudável

    Não importa o quão ocupado esteja, é fundamental manter a sua saúde em dia.

  • Produtividade: Os melhores tablets de 2022

    ciberseguranca

    Produtividade: Os melhores tablets de 2022

    Abrace a produtividade apostando na inovação com os melhores tablets de 2022.