Gerir uma equipa tem sempre os seus desafios e um deles é a organização das férias dos profissionais que trabalham na sua empresa, por isso, trazemos algumas dicas de como garantir o descanso dos funcionários, sem prejudicar a produtividade e os resultados do negócio.
Tenha um excel de acesso fácil
O primeiro passo pode parecer óbvio mas muitos profissionais tendem a organizar as férias da equipa em papel, desejando manter um registo físico do calendário. No entanto, o ideal é criar uma tabela excel ou sheets, de forma a manter o documento em constante atualização. Além disso, as ferramentas de colaboração (como o Microsoft 365 ou o Google Workspace), ajudam-no não apenas a criar este documento digital, como a partilhá-lo com toda a equipa.
Os momentos de menor movimento devem ser aproveitados
Da mesma forma que existem momentos de grande movimento, tipicamente o verão, o Natal, a black friday, a Páscoa, dia da mãe e do pai, entre outros, também existem alturas de calmia. Sempre que possível incentive a marcação de datas nestes períodos. De igual modo, algumas empresas optam por fechar os calendários de férias em épocas como o verão, certificando-se de que não há falta de pessoal.
Saiba a quem delegar as tarefas
A última coisa que deve fazer quando um funcionário vai de férias, é esperar até ao último momento para delegar as suas funções a outros membros da equipa, sobrecarregando-os e aumentando os seus níveis de stress, devido ao facto de que, de repente, têm à sua frente ainda mais tarefas a realizar. Organizar esta divisão de funções com antecedência, garante que ninguém é apanhado desprevenido.
Deve existir uma data limite de marcação
Um dos maiores problemas que pode enfrentar quando organiza as férias da equipa, é ter um dos membros a pedir férias com apenas algumas semanas de antecedência. Para evitar isto, decida uma data limite de marcação que todos devem respeitar.
O processo deve ser claro desde o início
Independentemente das regras que funcionam melhor para o seu negócio, é fundamental que estas sejam comunicadas aos candidatos antes da sua contratação. Por exemplo, saber que não há hipótese de férias em agosto, pode ser um facto importante que deve ser considerado. Esconder estes elementos pode trazer problemas no futuro.
Não espere até ao último momento para começar a organizar o calendário de férias da equipa e lembre-se que não deve sobrecarregar os profissionais que acabam com um acrescento nas suas tarefas, evitando perda de produtividade e aumento do stress e do burnout.