Como a pandemia irá mudar as empresas e os profissionais para sempre


Todas as grandes crises têm o poder de alterar profundamente o nosso modo de vida e a nova pandemia COVID-19 não será diferente. Para além de um “novo normal” no que diz respeito ao quotidiano, 2020 será o ponto de partida para mudanças drásticas nos modelos de trabalho e nas estratégias empresariais.


LEIA TAMBÉM: Videoconferência: 9 Truques para uma videochamada memorável


Um maior desejo pelo digital

Plataformas de trabalho remoto como o Google Drive ou o Office 365 fazem parte da vida de muitos profissionais, contudo, existem empresas que preferem um modelo tradicional, optando por um escritório físico e pela partilha de documentos imprimidos entre a equipa. No entanto, com a pandemia, grande parte dos negócios foi obrigada a adaptar-se e o mais certo é não haver um regresso total ao antigo normal. Tendo aprendido a mexer nas novas tecnologias, muitos profissionais irão preferir as suas vantagens aos modelos tradicionais, empurrando uma mudança que já se previa com a chegada dos Millennials de segunda geração e da Gen Z ao mercado de trabalho.


Novos inícios de carreira

Normalmente os jovens profissionais vêm de uma universidade ou de um breve estágio para empresas que os acolhem e investem no seu início de carreira. Contudo, a necessidade atual dos estudantes se tornarem autodidatas, irá levá-los a explorar novos caminhos e novas áreas de interesse. Com a facilidade em iniciarem os seus próprios projetos, apesar da tenra idade, haverá uma boa parte dos jovens que virá já com experiência de terreno. 


Um maior foco no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

A dificuldade em se conseguir um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal tem sido um tema de discussão principalmente junto dos trabalhadores remotos, uma ainda minoria. Com o aumento exponencial do número de profissionais que se deparam agora com os problemas de saúde mental e física associados a um mau balanço entre estes dois mundos, haverá uma preocupação acrescida em ajudar os indivíduos a alcançarem os seus objetivos profissionais sem prejudicarem a sua saúde e as suas relações pessoais.


As chefias terão de crescer enquanto líderes

Gerir uma equipa presencial não é fácil, gerir uma equipa remota é um desafio ainda maior. Nem todas as chefias estão a ser capazes de lidar com a pandemia da melhor forma, prejudicando quem trabalha consigo e os resultados das empresas que representam. A crise está a obrigá-los a adaptarem-se ou a demonstrarem-se incapazes de lidar com momentos chave e, os que sobreviverem, estarão sem dúvida preparados para lidar com qualquer tipo de problema futuro, tornando-os em profissionais mais desejáveis.


LEIA TAMBÉM: Elementos que causam ansiedade sem o profissional se aperceber


Está na altura de refletir sobre o seu passado e sobre o que deseja para o futuro. Esta crise não tem de significar o fim de um sonho, ou de uma carreira, mas terá de ser o empurrão para uma mudança de pensamento e para uma adaptação necessária que mudará para sempre o mundo do empreendedorismo.


Keywords: Trabalho Remoto, Office 365, Google Drive, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais