Como saber se está na hora de mudar de computador?


Adquirir um novo computador de trabalho é um investimento grande que deve ser feito na melhor altura, quando o aparelho precisa realmente de uma atualização mas antes que comece a trazer-lhe problemas de produtividade e eficácia. Contudo, qual será este momento? Quais os sinais a que deve estar atento?


LEIA TAMBÉM: Como comprar um bom computador de trabalho


O sistema operativo deixou de receber atualizações

As atualizações do sistema operativo são importantes não apenas por corrigirem erros e outros problemas, como pelo facto de fazerem um upgrade necessário à segurança do aparelho. Em casos extremos, o sistema operativo é tão antigo que deixa de receber este apoio precioso, deixando-o à mercê de novos vírus e malware. A mais recente vítima disto foi o Windows Vista, cujo parou de ser atualizado em 2017.


O aparelho sobreaquece sem motivo

Muitas horas de trabalho, programas pesados e até temperaturas exteriores elevadas podem obrigar as ventoinhas do seu computador a trabalharem a mil à hora. No entanto, se isto acontece mesmo quando está apenas com o Word ligado, algo não está bem. Software básico que já é demasiado puxado ou problemas de hardware podem levar ao sobreaquecimento do computador, situação que, por sua vez, pode levar à sua morte súbita.


Incompatibilidade com o software

Este ponto é especialmente importante para o software de que depende para trabalhar. Se recebe avisos de que não é possível atualizar determinado programa devido à versão do sistema operativo, está na hora de pensar em alternativas. O mesmo pode acontecer para hardware que tenta conectar sem sucesso, como discos externos, aparelhos bluetooth, entre outros.


Optar por arranjar fica caro

Quando uma peça se estraga ou quando o computador deixa de funcionar, é natural que o leve a um especialista, a fim de resolver o problema. Geralmente, o arranjo tende a ficar mais barato excepto no caso de peças específicas como a motherboard. Contudo, se até elementos básicos tornam o arranjo caro, devido à sua raridade por exemplo, então está na hora de refletir sobre se esse investimento vale a pena ou se a melhor opção é dar o mesmo valor, ou um pouco mais, para adquirir um computador state of the art.


LEIA TAMBÉM: Android ou iPhone: O que escolher como smartphone profissional?


É normal que tente evitar ao máximo comprar um novo computador, devido ao grande investimento em que isto se traduz. No entanto, é igualmente importante garantir que não perde eficácia, nem que a sua produtividade acaba prejudicada devido à lentidão, à incompatibilidade ou outros problemas associados com um computador que precisa ser substituído.


Keywords: Macbook, macOS, Windows, Microsoft, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais