Como salvar a sua empresa criando uma boa cultura


Alguns erros especialmente numa fase inicial da empresa podem levar a momentos menos bons e de dificuldade que culminam por vezes no término do negócio. Contudo, existem mudanças de cultura que apesar de simples são o suficiente para o salvar e garantir um futuro de prosperidade.


Contratações rápidas focadas somente no currículo

Quer no início, quer em momentos de crescimento, você terá de investir na contratação de novos profissionais e, ainda que um bom currículo seja importante, é igualmente fundamental compreender de que modo esta pessoa se irá encaixar no grupo já existente. Alguém que não partilhe dos interesses e da moral e ética da sua empresa poderá ser muito bom no que faz mas recusar-se a comunicar com a equipa ou poderá  até a criar intrigas e outros problemas. Quanto contratar tenha sempre a cultura da empresa no pensamento, poderá demorar mais tempo a encontrar o profissional mas a aquisição ser-lhe-á mais benéfica.


Falta de comunicação entre os membros da empresa

A comunicação entre membros da equipa e até mesmo entre chefias e funcionários é fulcral especialmente se estivermos a falar de uma pequena empresa. Porém, se não forem feitos esforços, existe a possibilidade da sua equipa não conseguir comunicar eficazmente, muitas vezes, por não se conhecerem. A cultura da empresa deve apoiar breves reuniões quando um novo membro entra, assim como incentivar a equipa a encontrar-se fora do local de trabalho, por exemplo, em jantares regulares, idas ao cinema, pequenas viagens, entre outros. Quanto maior for o grau de intimidade, melhor será a comunicação pois os profissionais estarão à vontade para colocar dúvidas e para criticar positivamente o outro.


Falta de incentivo contagiante

Por muito que goste do que faz, a sua rotina irá rapidamente tornar-se desmotivante e o mesmo irá acontecer com a sua equipa, por isso, lembre-se de comemorar as pequenas vitórias como o lançamento do novo produto ou o nascimento de uma parceria importante. Comemore também aniversários da equipa, entre outros eventos que sirvam para melhorar o ambiente da empresa, tornando-a num local desejável de ir mesmo que para realizar trabalho menos motivador ou rotineiro.


Uma boa equipa não é somente importante para fazer um bom trabalho mas também para o ajudar nos piores momentos, apoiando-se e crescendo juntos. Se tem um problema, pense de que forma a cultura da empresa o pode solucionar.


OUTROS ARTIGOS:

As piores alturas para crescer a sua empresa

Controle a caixa de entrada do seu e-mail


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais