Como tentar salvar uma proposta quando o cliente a recusa
Na hora de continuar com uma parceria ou de iniciar uma nova relação, enfrentar a desistência do cliente é sempre desanimador, contudo, um “não” não tem de ser necessariamente o fim do projeto.
Tente perceber qual é a razão
O cliente pode ter perdido o interesse devido a preços demasiado altos, dúvidas quanto à sua experiência, ou procedimentos novos e que ainda criam receio. Saber qual o principal factor para a recusa pode ajudá-lo a adaptar-se e a mostrar que está disposto a ir de encontro às necessidades do clientes.
Não insista demasiado
Pode acontecer que dar algum tempo de reflexão seja a melhor opção. Insistir pode transmitir a ideia de que está focado apenas no lucro que vai fazer, não se preocupando com o lado de lá, com o que pode beneficiar ou prejudicar o outro. Lembre que a oferta está sempre aberta e que percebe perfeitamente que seja necessário um tempo de análise da proposta.
Mantenha-se em contacto
Ainda que não deva insistir, é natural que envie um e-mail ou que fale pelo telefone alguns dias após a reunião. Aproveite para apresentar novos fatores, para fornecer alguns indicativos úteis ou para esclarecer qualquer dúvida que tenha surgido.
Nunca leve para a mesa um projeto estático que não possa ser alterado. As melhores parcerias nascem da possibilidade de se ajustar ao estado atual do cliente, mostrando que de facto está interessado na relação profissional e não apenas no lucro. Ser intransigente irá levá-lo a perder oportunidades. Mostrar-se aberto a outras opções irá garantir projetos continuados.
Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo