Currículo Vitae: Os erros mais comuns encontrados em CVs (Parte 1)


Durante o processo de contratação, o currículo serve um papel muito importante pois para além de informar a empresa sobre as suas habilitações, é igualmente uma primeira apresentação. No entanto, sem se aperceberem, muitos profissionais minam o seu futuro logo nesta primeira fase com detalhes que podem ser facilmente corrigidos.


Não deixe espaços demasiado longos entre empregos

Dizer que trabalhou em 2015 e em 2016 pode parecer-lhe o suficiente, contudo, isto transmite a ideia de que executou um cargo somente durante algumas semanas ou alguns meses, um sinal de que poderá não ser a escolha certa por demonstrar que não consegue aguentar-se numa posição durante um período longo de tempo. Para evitar mal-entendidos que o prejudiquem, detalhe ao máximo (dia, mês, ano).


Mantenha a informação sincronizada

Se possui informação sobre os seus cargos passados em plataformas como o Facebook ou o LinkedIn é fundamental que esta esteja “sincronizada” com o seu currículo. A maioria dos empregadores terá tendência a verificar a sua pegada digital e ao encontrar discrepâncias poderá pensar que está a mentir no currículo ou de que não leva a sério a sua procura.


Deixe de lado a primária que frequentou e a sua habilidade com o Word

Especialmente comum nos primeiros empregos, dados como a primária ou o secundário que frequentou em nada ajudam o seu currículo, tornando-se informação irrelevante que distrai do importante como projetos que tenha desenvolvido, voluntariado, ou outros. De igual modo, saber usar o Word, o Excel e o Powerpoint é um dado adquirido especialmente se for Millennial ou Geração Z.


Um currículo demasiado colorido

O seu CV não é uma obra de arte e quer-se o mais simples e prático possível - aliás deve inclusivamente optar por templates comuns como os do Europass. Para além de que em algumas situações, um currículo pessoal é deixado logo de parte, algo demasiado criativo pode levar o empregador a passar por cima de informação importante por se distrair com o design. Ao preferir um template mais simples e usual, garante que o essencial é lido pois o empregador saberá logo onde procurar a informação que deseja.


Prometer o que não consegue dar

Dizer que tem larga experiência em determinada tarefa quando não é verdade poderá dar-lhe a oportunidade que tanto deseja, contudo, irá igualmente dizer à chefia que é capaz de assegurar essa mesma tarefa. Quando isso não acontecer, a sua reputação ficará marcada negativamente e pode mesmo colocar em causa futuros empregos.


Lembre-se sempre que o currículo serve como uma primeira impressão, o contacto inicial que irá ditar como o outro o encara enquanto pessoa e enquanto profissional, por isso, tenha o mesmo cuidado que teria com a sua aparência numa reunião presencial.


OUTROS ARTIGOS:

Como escrever um bom currículo vitae

Renove o seu currículo em 2019


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais