Dicas para quem começa num novo emprego


Quando começa um novo emprego com o intuito de progredir na carreira e de crescer enquanto profissional, é importante ter algumas dicas em mente para que consiga dar o melhor de si e demonstrar a chefias e a colegas que podem contar com a sua ajuda.


Mostre vontade em aprender

Fingir que sabe tudo de determinada área será a sua morte precoce. Mesmo que eventualmente possua um conhecimento vasto, tudo muda, e é fundamental estar a par de novidades assim como de dicas e de perspetivas diferentes da sua. A vontade de aprender é uma mais valia pois irá deixá-lo na vanguarda tanto hoje como daqui a 30 anos.


Não tenha receio de errar

Por conseguinte, é normal que sinta dificuldade em determinadas tarefas ou porque nunca as executou ou porque o modo como estas são realizadas é diferente daquele a que está habituado. Questione um colega ou a chefia abertamente sempre que sente que precisa de ajuda e evite fazer mal o seu trabalho somente porque teve receio de perguntar.


Meta mãos à obra

Acabou as suas tarefas para o dia e tem algum tempo livre? Tem três opções. Sair mais cedo (se for permitido), ficar de braços cruzados até chegar a sua hora de sair, ou questionar a restante equipa sobre se esta precisa de ajuda e se existe outra tarefa que você possa ir avançando. Isto demonstra não somente espírito de equipa como vontade de trabalhar, elementos bastante desejáveis.


Adapte-se à cultura da empresa

Se você é uma pessoa extrovertida e que gosta de usar piadas regularmente, tenha em atenção pois a restante equipa pode comunicar-se de um modo mais formal, tornando o seu comportamento em algo indesejável. Aproveite os primeiros dias para absorver o modo como a equipa interage entre si: se têm tendência a juntarem-se fora das horas de trabalho, quais as ideologias partilhadas, entre outros.


Não espere que as recompensas cheguem até si e perceba quais as melhores formas de se provar a quem o rodeia, demonstrando o profissional dedicado que é assim como o seu desejo de ver a empresa que representa crescer - isto irá abrir-lhe outras portas.


OUTROS ARTIGOS:

Os grandes essenciais para dominar as redes sociais

Facebook: Crie o seu grupo e construa uma comunidade


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais