Empreendedorismo
Como melhorar o seu site mobile
Vivemos a era dos smartphones e tablets e é através deles que cada vez mais acedemos à Internet. Isto significa que terá que adaptar o seu website a nova realidade mobile-friendly. Quando o cliente visita o seu site mobile espera que a experiência seja diferente daquela que tem num website tradicional. Se os conteúdos surgem desorganizados e o website não está preparado para se adaptar ao mobile é provável que seja rapidamente ignorado por um potencial cliente.
Preparado para fazer esta importante transição? Aprenda 10 regras importantes.
1- Corte nos conteúdos
Dadas as limitações com o tamanho dos ecrãs, o primeiro passo na criação de um site mobile é a escolha dos conteúdos que irá incluir. Os utilizadores de smartphones procuram, tipicamente, localizações de lojas, horários e contatos. Coloque essa informação no topo da homepage em conjunto com um link para o endereço no Google Maps. Não se esqueça de acrescentar uma chamada "click to call" em todas as páginas do website. Elimine os conteúdos que não sejam essenciais. Em suma, simplifique.
2- Limite a quantidade de texto a inserir
Preencher formulários extensos num smartphone ou tablet é uma tarefa complicada. Opte por menus suspensos, cheklists ou escolha múltipla para que os utilizadores possam selecionar as respostas em vez de as ter que digitar.
3- Planeie o layout do site mobile
As páginas do seu site mobile demoram mais tempo a carregar do que as tradicionais. Para facilitar o processo - e não esgotar a paciência dos utilizadores - limite o número de páginas a um mínimo. Crie um layout o mais simplificado e intuitivo possível. Ao fazê-lo os visitantes irão ter uma melhor experiência no seu site.
4- Crie um design adaptável
Uma vez que existe uma grande variedade de tamanhos de ecrã, o seu site mobile necessita de encaixar em cada um deles. Um design definido apenas para um tamanho colocará de parte bastantes utilizadores: aqueles que veem os seus conteúdos mais pequenos ou, pelo contrário, a sair do ecrã.
5- Não modifique a identidade visual
Ainda que o seu site mobile seja mais simplificado que o tradicional, é imprescindível que combine os elementos da identidade visual em ambos. Nunca se esqueça que: 1) o site mobile é um ponto de contato com a sua marca e deve refletir e promover a sua essência; 2) os utilizadores antigos estão acostumados a um design que lhes seja familiar.
6- Utilize espaço em branco
Há uma tendência natural para se colocar o maior número de informação possível num website. Controle esse desejo. O espaço em branco dá, não só, uma aparência mais clean e sofisticada ao seu website, como também assegura que os visitantes cliquem facilmente onde pretendem.
7- Limite as imagens
Demasiadas imagens ou imagens muito largas, demorarão mais tempo a carregar num dispositivo móvel, deixando potenciais clientes frustrados. Utilize imagens pequenas e comprima-as para que o seu carregamento seja mais rápido.
8- Evite Java ou Flash
A razão óbvia para evitar o Flash é o fato dos produtos Apple não suportarem este formato. Dado que os iPhones compõem 30% do mercado de smartphones, uma parte significativa da sua audiência não iria conseguir aceder aos seus conteúdos. Similarmente, muitos telemóveis não suportam Java ou demoram mais tempo a abrir.
9- Não utilize janelas pop-up
Navegar em vários separadores e janelas é mais complicado nos dispositivos móveis e poderá atrasar a vida a quem os utiliza. Se for necessário abrir uma nova janela, certifique-se de que alerta o utilizador para que ele não se perca na navegação.
10- Permita que as pessoas visitem o site completo
Mesmo que tenha feito uma boa seleção de conteúdos a incluir na versão mobile do seu site, haverá sempre alguém que necessita de informações não disponíveis. Como tal, certifique-se que inclui links em diversas páginas que permitam que os utilizadores regressem à versão completa do site.