Elevator Pitch: Como vender a sua ideia eficazmente


O conceito de “elevator pitch” tem invadido a nossa cultura através de programas estrangeiros e de uma mudança na cultura empreendedora. Ainda que não envolva um elevador físico, este “pitch” consiste na ideia de que qualquer ideia pode ser vendida no tempo de ir de um andar para o outro. Claro, esta tarefa é tudo menos fácil mas é uma qualidade que o irá ajudar a convencer parceiros e clientes a investirem na sua marca.


LEIA TAMBÉM: Micro-Influencers: Como alcançar as melhores parcerias


Escolha o local adequado

No escritório pode agendar uma reunião ou marcar um almoço de negócios. Crie o ambiente adequado e evite falar com o outro em momentos de tensão como a entrada ao trabalho ou a meio de uma reunião ou encontro - nestes casos, o outro não o irá ouvir corretamente ou poderá ignorá-lo por completo por estar preocupado com assuntos mais urgentes.


Apresente-se corretamente

Dizer o título do seu cargo pode parecer-lhe o mais adequado, contudo, este pode ser demasiado vago. Por exemplo, pode ser um coordenador, mas isso na realidade não explica o que faz. Opte por algo como “sou o responsável por A e B” .


Mantenha o discurso curto e sucinto

Pode não ter literalmente apenas alguns segundos de atenção mas um bom “pitch” é feito num curto tempo, focando-se nos pontos principais, nos grandes objetivos. Qual o problema que tenta resolver, qual o grande trunfo, qual a questão que procura compreender? Organize as suas ideias e liste do mais importante ao menos importante para evitar gaguejar ou misturar ideias.


Linguagem simples e eficaz

Quando fala com um parceiro ou cliente não pode partir do princípio que ele conhece toda a linguagem técnica ou todas as palavras formais. Mantenha o discurso num português simples e que qualquer um possa entender - ensaie com um amigo, por exemplo, e peça-lhe para repetir o que entendeu da sua apresentação.


Concentre-se nas vantagens

Deixe preços e contrapartidas para uma segunda fase da conversa. Um preço demasiado alto ou uma má contrapartida levará o cliente a desistir de si logo numa fase inicial, por isso, concentre-se naquilo que você pode fazer por ele. Quando o interesse nascer, ele estará mais aberto a negociar consigo.


LEIA TAMBÉM: O que pode fazer hoje para melhorar a segurança do negócio


Um mau encontro é uma oportunidade perdida e dificilmente será ouvido corretamente no futuro. Ensaie bem o que vai dizer e analise quais as informações realmente importantes.


Keywords: Elevator Pitch, Briefing, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, Criar uma Empresa, CUE


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais