Empreendedora: Problemas comuns vividos por jovens mulheres (e como solucioná-los)


Ainda que as discrepâncias entre empreendedores e empreendedoras esteja a diminuir, as mulheres continuam a deparar-se com obstáculos únicos e que desmotivam muitas jovens, impedindo-as de perseguirem os seus objetivos, por isso, trazemos-lhe alguns dos problemas mais comuns e quais as melhores formas de os solucionar, cultivando uma carreira longa e que a realize.


LEIA TAMBÉM: Ajude o planeta e descubra como substituir o papel na sua empresa


Demarcar posição logo num primeiro contacto

No momento de se apresentar a um possível parceiro, os homens tendem a ser imediatamente reconhecidos como o porta-voz da empresa, e a pessoa com a qual terão de negociar corretamente para obterem as melhores condições para ambos. Por outro lado, existe uma tendência a verem-se as jovens empreendedoras como um “mero representante sem poder” ou alguém que pode ser manipulado para conseguirem os melhores benefícios sem oferecer quase nada em troca. Ainda que no final a contraparte não ganhe, este choque entre “expectativa vs realidade” pode prejudicar o que poderiam ser boas relações de trabalho. A solução passa por uma introdução forte. Não espere que o outro a cumprimente. Avance, cumprimente a outra parte com um aperto de mão forte e apresente-se com o seu nome e o cargo que ocupa na empresa que representa. Deste modo irá demonstrar autoridade, ao mesmo tempo que deixa claro qual o seu poder e as suas responsabilidades.


Procurar apoio em quem de facto acredita em si

Iniciar um projeto não é fácil e enquanto os empreendedores têm maior facilidade em encontrar apoio psicológico e prático entre amigos, familiares, e colegas, o mesmo nem sempre acontece com as empreendedoras, levando-as a desistir do seu projeto por sentirem que não é uma boa ideia ou por não saberem qual o passo seguinte a dar. Para colmatar esta “falha” pode optar por se juntar a comunidades como a WomenWinWin, “uma comunidade multifacetada de mulheres empreendedoras” que, entre outras coisas, auxiliam quem inicia a sua jornada com workshops, promoção de negócios, e eventos de networking.


Encontre financiamento junto de outras empresárias

Por fim, e ligado ao ponto acima, conseguir investimento para avançar com o seu projeto nem sempre é fácil, pela ideia ainda existente de que uma mulher não consegue liderar um negócio lucrável. Para a ajudar estão várias Business Angels que procuram projetos feitos por mulheres, apoiando-as quando, em muitos casos, mais ninguém o faz.


LEIA TAMBÉM: Conheça o Office 365 para Empresas e as suas vantagens


Não desista de uma carreira no empreendedorismo apenas porque lhe parece que ninguém acredita no seu potencial. Pelo mundo, muitas mulheres sofrem com o mesmo mas, em contrapartida, muitas estão aí para ajudar colegas tanto com investimento, como com mentoria.


Keywords: Empreendedoras, Empreendedores, Empreendedorismo, Criar uma Empresa, NOS Empresas, CUE, Business Angels, Web Summit, WomenWinWin


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais