Empreendedorismo: Essenciais que deve procurar num co-fundador
Na hora de avançar com o seu negócio, é natural olhar em redor para encontrar um bom co-fundador que o apoie neste grande passo mas esta é uma decisão importante e muitas vezes complexa, pois enquanto uma boa escolha se traduzirá em sucesso, uma má escolha pode marcar o fim do seu sonho. Discutimos, por isso, alguns dos essenciais que deve procurar nos candidatos à posição.
Uma especialidade que difira da sua
Principalmente quando se fala de uma pequena empresa, é fundamental que procure uma equipa com especialidades diversificadas, garantindo que juntos conseguem ultrapassar qualquer obstáculo e trazer para a mesa ideias diferentes, abrangendo vários pontos de vista, várias culturas, e várias experiências. O mesmo aplica-se ao seu co-fundador.
O grande objetivo deve ser algo em comum
Iniciar um negócio com alguém que não partilha do seu grande objetivo irá mais tarde ou mais cedo levar à ruptura do projeto, por exemplo, quando um lado quiser internacionalizar-se e o outro acreditar que tal é um erro, levando o negócio a uma paragem. Converse aprofundadamente com o candidato e tenha a certeza de que este não aceita o desafio com ideia de levar a marca a um lugar que não é o mesmo que o seu.
Tenha atenção à ética de trabalho
Você pode preferir uma abordagem menos agressiva no mercado mas o seu co-fundador pode discordar. A forma como contratam, a cultura que pretendem criar, o modo de comunicar com parceiros e clientes, tudo isto deve ser discutido antes de dado o grande passo.
Evitar adversidade e discussão é inevitável e ambos são fulcrais ao funcionamento de uma empresa pois são os elementos que a levam a crescer e a diferenciar-se mas, em excesso, estas disparidades podem colocar em risco o sucesso e o futuro do seu projeto. Procure alguém com a sua paixão.
Keywords: Co-Fundador, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo