Erros a não cometer na entrevista de emprego


O momento imediatamente após uma entrevista de emprego, assim como o momento em si, são alturas bastante delicadas na carreira de qualquer profissional, uma vez que, o mínimo deslize pode custar-lhe aquele cargo que tanto deseja.


Entregar um currículo único

Um currículo com um design único pode parecer boa ideia, contudo, apesar de revelar criatividade da sua parte, não demonstra pragmatismo. A razão porque normalmente se usam templates de currículo padrão, como o do Europass, é precisamente para facilitar a sua análise por parte de quem o emprega.


Possuir má pegada digital

Não possuir LinkedIn ou partilhar conteúdo impróprio nas outras redes sociais pode ser a sua morte precoce. A maioria dos empregadores já usa estes recursos para perceber se o candidato está dentro da cultura da empresa ou se possui no seu historial algo que possa colocar em risco a reputação e a credibilidade  da mesma.


Não comentar problemas óbvios

Ter estado no desemprego durante muito tempo ou mudar de emprego constantemente são normalmente sinais de aviso de que o profissional possa não ser a melhor escolha, contudo, por vezes isto acontece devido a problemas de saúde, à necessidade de tomar conta de alguém, a problemas com as empresas para as quais trabalhou, entre outros. Se este é o seu caso, é importante trazer para a mesa esses elementos e justificar a sua existência.


Ter um currículo inconsistente

O seu currículo e a sua informação online devem ser a mesma. Se o seu currículo diz que trabalhou numa empresa mas o seu Facebook diz que no mesmo período estava a estudar, e o seu LinkedIn diz que estava noutra empresa, algo está errado e pode transmitir a ideia de que está a mentir - mesmo que o erro aconteça devido a uma distração ou ao facto de não dar a devida importância ao seu currículo online.


Tenha cuidado para não cometer erros básicos que podem colocar em causa o cargo que tanto quer, assim como o seu crescimento profissional e pessoal. Leve a sua presença online a sério e construa um bom currículo adicional.


OUTROS ARTIGOS:

Como se transformar no profissional ideal

Como criar um bom relatório de performance


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais