Prepare-se para uma entrevista de emprego em inglês (ou outra língua não-materna)


Com a internet e a possibilidade de trabalhar a partir de casa surgem oportunidades de ser contratado por empresas estrangeiras sem a necessidade de se mudar para o seu país. Contudo, de uma coisa não conseguirá escapar: a entrevista de emprego. Ainda que por vezes lhe seja pedido que saiba falar fluentemente determinada língua, o mais certo é toda a comunicação acontecer em inglês e a sua apresentação tem de ser um bocadinho mais trabalhada.


Não minta sobre o seu nível

Não se apresente como um fluente se ainda tem algumas dificuldades com o inglês. Desde que você se comunique bem, várias empresas não o excluirão à partida somente pelo seu nível. No entanto, se promover falar fluentemente e o mesmo não acontecer na entrevista, a empresa ficará com péssima impressão sua e você perderá qualquer oportunidade de trabalhar para ela.


Melhore a sua língua estrangeira

As escolas de língua como a Cambridge e a Oxford são as ideais para procurar um nível avançado de inglês, ou outra. Este é um investimento que o ajudará na altura de procurar emprego em empresas estrangeiras não somente porque o irão ajudar na altura da entrevista, como no processo de seleção em si, fornecendo-o com um diploma que comprova os seus conhecimentos.


Opte sempre pelo formal

O inglês que ouve nos filmes e aquele que usa com amigos é normalmente o informal e é fundamental que aprenda algumas estruturas formais que irão surpreender o outro. Para se preparar, estude artigos e livros em avançado ou proficiente. Isto irá transmitir a ideia de que conhece a língua bem e que sabe comportar-se e dirigir-se a uma chefia corretamente.


Preste atenção redobrada no que lhe é pedido

Mais do que com a sua língua materna, é importante prestar atenção ao que o outro lhe está a dizer de modo a não compreender mal a pergunta ou o comentário. Desligue qualquer som ou distração que tenha à sua volte e concentre-se na entrevista.


Prepare as perguntas frequentes de antemão

O porquê de ter escolhido aquela empresa, o que se vê a fazer nela daqui a dez anos, quais as suas aspirações, ou quais os seus defeitos. Estas perguntas são mais do que frequentes e escrever as respostas de antemão pode ajudá-lo com os nervos. Memorize mais ou menos o que poderá responder e sinta-se à vontade.


Se uma entrevista na língua materna pode ser complicada, uma numa língua estrangeira irá confrontá-lo com novos desafios. Relaxe e tenha confiança nas suas capacidades. No final lembre-se que cometer erros é normal e se o fazemos até na nossa língua materna, não é de estranhar que isso acontece com outras línguas.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Dicas para brilhar na sua entrevista de emprego pelo telefone

Entrevista de Emprego: As perguntas mais frequentes

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais