Como evitar chegar atrasado aos compromissos


Chegar atrasado a qualquer que seja o compromisso, especialmente se for um resultado constante, irá prejudicar gravemente a sua reputação e as suas ligações profissionais. Se sofre com este problema, damos-lhe algumas dicas para se livrar deste péssimo vício que pode estar a colocar em causa o seu sucesso.


Perceba o conceito de atrasado

Dependendo dos países e das culturas, o conceito de atrasado pode mudar drasticamente. Por exemplo, no Japão você deve chegar idealmente cinco minutos antes do compromisso, garantindo que a contraparte não fica à sua espera. Contudo, em Portugal o conceito de atrasado traz agarrado a si um limite de 5 a 10 minutos após a hora marcada. O primeiro passo, é definir qual o conceito que se aplica a cada um dos seus compromissos. Se se vai encontrar com alguém de outro país, tente perceber qual o limite de atraso que é esperado de si. Para si chegar atrasado meia hora pode ser perfeitamente compreensível mas o mais certo é estar a transmitir a ideia de que não se importa com o tempo da outra pessoa.


Organize um plano de trabalho

Por muito livre que seja o seu horário, especialmente se trabalhar em casa, deve ter sempre um plano de trabalho algo fixo, pelo menos com as suas principais responsabilidades. De seguida, coloque ao lado quanto tempo demorar a fazer cada uma destas tarefas. Quando marcar uma hora para um compromisso deverá sempre optar por um dia ou uma hora a que saiba estar livre. Caso seja necessário, altere os seus blocos de trabalho para não ser apanhado de surpresa e ter de se atrasar para concluir trabalho em cima dos joelhos.


Use a abuse dos alarmes

Precisa de uma hora para se preparar e sair? Duas horas antes coloque um alarme, depois outro para uma hora e meia, uma hora, meia hora, e a hora de sair. Deste modo, mesmo que se distraia, será alertado frequentemente para a necessidade de sair. Se tem de sair às 16h, coloque alarmes para as 14h, as 14h30, as 15h00, as 15h30, e às 16h.


Cinco minutos passam mais depressa do que julga

Faltam cinco minutos? Saia. É normal sentirmos que em cinco minutos podemos fazer muita coisa como responder a emails ou verificar as redes sociais mas a verdade é que quando der por si provavelmente esses cinco transformaram-se em dez, e você está atrasado.


Se mesmo assim se encontrar atrasado, é sempre simpático avisar o outro quando percebe que isto vai acontecer. Deste modo, ele poderá usar o tempo para fazer outras coisas e perceberá que você está realmente preocupado com o erro. Claro, não faça isto demasiadas vezes consecutivas.


OUTROS ARTIGOS:

Prepare-se para uma entrevista de emprego em inglês (ou outra língua não-materna)

Como lidar com conflitos dentro da sua empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais