Fatores a considerar na contratação do seu primeiro funcionário


Contratar o seu primeiro funcionário é um grande passo e, muitas vezes, é difícil de determinar o momento mais acertado para o fazer. O seu negócio está em crescimento e, por isso, a certa altura terá que o fazer. Antes de tomar essa decisão deverá ter em conta quatro fatores:


LEIA TAMBÉM: Mentor: Como ajudar a estrela da sua empresa a crescer


O verdadeiro custo do seu primeiro funcionário

Não se iluda, contratar o seu primeiro funcionário vai ser dispendioso. O custo vai muito além do ordenado que lhe irá pagar todos os meses. Vai ter que despender tempo e esforço para completar o processo de contratação e, depois, para lhe ensinar todos os contornos do seu posto de trabalho. É provável que tenha também de adquirir novo equipamnto (um computador, uma secretária, uma cadeira) e, eventualmente, alugar um espaço maior para trabalhar. Adicionalmente terá que contar com um sem número de regulamentos e impostos.


O retorno adicional que irá ser capaz de gerar

Dedique algum tempo a determinar o retorno da contratação de um novo empregado. Se tudo correr como esperado, o seu funcionário ajudá-lo-á a aumentar o retorno. Um novo par de ""mãos"" poderá ajudá-lo na expansão da capacidade da empresa responder à procura existente. Por outro lado o novo funcionário poderá assumir tarefas administrativas que ocupam grande parte do seu tempo, permitindo-lhe assim que se dedique mais afincadamente ao produto/serviço. Qualquer uma destas tarefas trará retorno adicional à sua empresa.


As despesas que conseguirá reduzir

Se por um lado um novo empregado é sinónimo de mais custos, por outro poderá não ser assim. Se costuma recorrer ao outsourcing para executar determinadas tarefas, uma nova contratação poderá ser uma alternativa. Compare os custos e veja o que é mais vantajoso para si: contratar um funcionário capaz ou reduzir os custos com funções de outsourcing?


LEIA TAMBÉM: Carreira: Dicas para começar um novo trabalho com o pé direito


Os benefícios pessoais de uma carga de trabalho reduzida

Os três itens referidos acima são quantificáveis. Basta uma análise aos números para determinar se contratar um empregado representa um aumento ou diminuição do lucro líquido da sua empresa. No entanto, a decisão de contratar o seu primeiro funcionário pode ser encarado por si só algo positivo, uma vez que lhe deixa mais tempo disponível para viver a sua vida. Lembre-se: manter uma boa relação com a sua família é imprescindível para o sucesso a longo-prazo da sua empresa.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais