Finanças: Más decisões que o podem prejudicar financeiramente


Organizar-se financeiramente não é tão simples quanto parece e determinadas escolhas podem prejudicá-lo sem que se aperceba, acabando com o seu equilíbrio financeiro e até o da sua empresa. Para um 2021 de sucesso, trazemos dicas que o podem ajudar a começar com o pé direito.


LEIA TAMBÉM: Freelancer: Sobreviva a curto e longo prazo


Lembre-se dos custos de manutenção

O seu carro, a sua casa, o seu escritório, até o seu computador têm custos de manutenção. Um cano roto, a mudança de pneus, uma infiltração, uma ventoinha estraga, tudo isto irá pesar nas suas finanças mas nem sempre as pessoas têm estes valores em consideração. Tente avaliar que custos de manutenção terá com cada uma das suas compras, de forma a estar preparado para eles.


Pequenos detalhes no IRS fazem a diferença

Se trabalha remotamente a recibo verde sabia que pode deduzir parte do seu alojamento, conta da eletricidade e da internet no seu IRS? Infelizmente, muitos profissionais não colocam despesas de trabalho, por não as terem em teoria, levando-os a pagar mais, afinal, está a receber dinheiro mas não investe em nada. Ao adicionar estes custos, essenciais à sua atividade, pode acabar a pagar menos impostos, dinheiro que pode ser investido em algo que lhe faça falta.


Poupar para uma emergência e gastar com outra coisa

Um novo smartphone pode parecer-lhe uma boa razão para usar dinheiro do seu fundo de emergência, acreditando que repõe o dinheiro rapidamente. Contudo, se não possui os fundos para adquirir algo agora, provavelmente a situação não se irá alterar num futuro próximo, levando-o a perder dinheiro que lhe pode fazer falta no caso de um problema grave no seu escritório.


Invista na sua saúde

Não ir ao médico ou não fazer os exames necessários para “poupar dinheiro” é extremamente contraproducente. A falta de saúde pode levar a consequências devastadoras que o impossibilitem de trabalhar ou cujo tratamento passa de apenas alguns euros para algumas centenas. Priorize a sua saúde pois depende dela mais do que acredita.


Cuidar das suas finanças é cuidar do seu negócio e da sua vida pessoal. Pequenas mudanças de comportamento podem fazer a diferença para que consiga pagar dívidas e investir em novos produtos ou na melhoria do que o rodeia.


Keywords: NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais