Formulário de Satisfação: Os principais cuidados a ter em conta


Criar um formulário de satisfação para os seus clientes é uma excelente forma de conseguir um feedback direto sobre aquilo que pode alterar ou melhorar na sua empresa, contudo, uma má organização das perguntas pode tornar o processo demasiado complicado e desmotivador ou, pior ainda, não lhe passar a informação de que realmente precisa.


LEIA TAMBÉM: Freelancer: Sobreviva a curto e longo prazo


Calcule o timing do questionário

Algo que acontece frequentemente quando se fala neste tipo de documento, é ele ser enviado antecipadamente para o cliente, numa altura em que este ainda nem sequer recebeu o produto ou serviço. Para além de transmitir uma imagem pouco profissional, o mais certo é ele esquecer-se de o preencher após receber o produto.


Construa passos simples

O ideal é o cliente ter de clicar somente na mensagem que você lhe envia. Quanto mais, poderá clicar num link embebido nessa mensagem. Passos adicionais irão apenas confundir o cliente ou levá-lo a desistir, afinal, ele está a usar o seu tempo para lhe responder a um questionário mas isso não significa que esteja disponível para lhe dar mais do que alguns segundos.


Não obrigue o cliente a escrever

Claro que deve optar por adicionar um espaço que permita ao cliente explicar a razão da sua avaliação mas esta não deve ser uma obrigatoriedade pois a maioria das pessoas não gosta de o fazer, levando-o a perder feedback. Crie um sistema simples de pontuação de 1 a 5, por exemplo.


LEIA TAMBÉM: Negócio de Família: Vantagens de abrir um negócio com amigos


Não perca a oportunidade de compreender realmente aquilo que os clientes querem ou não encontrar na sua loja. A rapidez da entrega, a variedade de produtos, a qualidade do atendimento ao cliente ou a localização da loja, tudo isto pode ser avaliado.


Keywords: Formulário de Satisfação, Questionário, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais