Freelancer: Como escolher e gerir estes profissionais


O trabalho remoto veio alterar a cultura de muitas empresas e vários são os empreendedores que começam a ver as vantagens da contratação de um freelancer, por isso, trazemos algumas dicas de como escolher e gerir estes profissionais, essenciais a tantos negócios.


LEIA TAMBÉM: Cibersegurança: Como comprar online com segurança


Funções importantes mas temporárias

Determinadas necessidades não justificam a contratação a tempo inteiro ou parcial de um profissional, sendo ideais para freelancers. Numa altura em que está certamente a rever os custos e os orçamentos para contratações, reflita sobre quais papeís podem ser desempenhados desta forma. Lembre-se que não tem apenas de procurar a ajuda de uma pessoa, podendo e devendo contratar experts nas diferentes áreas em questão.


Crie um documento para gestão ou use um programa

É fundamental criar um plano onde adiciona os projetos (e seus prazos), assim como todos os freelancers com quem tem contrato, ou com quem já trabalhou. Pode usar um excel ou programas de gestão como o Monday.


Se gosta do profissional, continue a contar com ele

O ideal é procurar sempre o mesmo profissional, por várias razões. Para além de, eventualmente, conseguir preços especiais de continuidade, terá a oportunidade de conhecer a fundo o seu trabalho, sabendo que está a contratar alguém que se encaixa na cultura da sua empresa e cujos resultados vão de encontro à expectativa.


Questione os horários de trabalho

Enquanto existem profissionais que dão orçamento por projeto, outros fazem-no à hora. Quando isto acontece, é fulcral pedir uma tabela, ou outro documento, no qual o freelancer mostra para onde estão a ir as horas, especificamente por tarefa. Isto permite-lhe analisar até que ponto a pessoa não lhe está a cobrar demasiado, ajudando-o também a saber quanto tempo irá demorar todo o processo, e oferecendo-lhe a oportunidade de comprar tabelas em futuros projetos.


LEIA TAMBÉM: Os pontos principais a incluir no relatório de performance da equipa


Gerir uma equipa remota é um desafio, especialmente quando o profissional é um freelancer que não trabalha a tempo inteiro consigo, por isso, tenha a certeza de que a comunicação é feita da melhor forma e que ele se sente parte da empresa.


Keywords: Freelancer, Trabalho Remoto, Equipa Remota, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais