Freelancer: As dicas que não pode deixar escapar
Trabalhar para si mesmo é um sonho que muitos profissionais têm mas esta carreira requer um esforço contínuo pois os rendimentos dependem diretamente do seu trabalho, do seu empenho e organização. Deixamos, por isso, mais algumas dicas e truques que irão ajudá-lo a crescer continuamente.
Invista numa manta de segurança financeira
O seu primeiro lucro irá certamente para melhores equipamentos ou para uma formação adicional, contudo, após esta fase deve começar a preparar uma manta de segurança, mais ou menos o equivalente a seis meses. Esta decisão irá apoiá-lo em momentos difíceis como uma doença que o impossibilite de trabalhar ou no caso extremo de não conseguir clientes, obrigando-o a largar a sua carreira para procurar outro emprego que o realize menos.
Invista em formação contínua
Independentemente da sua área, é normal que novas tendências e novas estratégias apareçam assim como novos programas. Deve manter-se atento e em constante aprendizagem, tendo a certeza de que se encontra totalmente qualificado para trabalhar. Se os seus clientes perceberem que usa ferramentas ultrapassadas, irão ponderar recorrer a outra pessoa cujos resultados sejam melhores.
Não tenha receio em vender os seus serviços
Crie um blog com exemplos dos seus trabalho, adicionando um currículo com a formação principal e os trabalhos em que já esteve envolvido. Aproveite as redes sociais para organizar perfis profissionais - no Facebook opte por uma página e não um perfil individual - para que possa apresentar o seu produto e encontrar novos clientes - não se esqueça igualmente da importância do LinkedIn.
Envie propostas para empresas com as quais gostaria de trabalhar e não desista apenas porque não consegue todas as respostas que pretende. Rodeie-se de quem apoie o seu projeto e realize-se profissional e pessoalmente.
Keywords: Freelancer, Freelance, Carreira, Empreendedorismo, Empreendedor, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa