Instagram: Dicas para quem dá os primeiros passos na plataforma


O Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento, por isso, é importante saber tirar o maior partido dela, usando-a para angariar novos clientes e revelar as últimas novidades do seu negócio. Assim sendo, deixamos algumas dicas essenciais, especialmente para quem está agora a dar os primeiros passos.


LEIA TAMBÉM: Como construir uma boa lista de tarefas (to-do list)


Altere entre conta profissional e pessoal

Quando está na conta do negócio, pode visitar a sua pessoal numa questão de segundos. Para isso basta ir às definições e escolher “adicionar conta”. Após estar conectado, pode ir ao seu perfil e terá um balão onde alternar.


Verifique a sua marca

Tal como acontece em outras plataformas, pode pedir a verificação da sua conta, demonstrando aos usuários que aquele perfil é oficial. Nas definições, escolha “conta” e “pedir verificação”. Aí terá de incluir alguns dados, incluindo uma imagem que comprove a sua identidade e/ou a existência da empresa. 


Construa conteúdo acessível

Existem muitas pessoas com deficiência visual que consomem conteúdo de entretenimento tal como você, incluindo as redes sociais. Isto acontece graças a programas de inteligência artificial que leem/analisam a imagem e a traduzem em texto que é dito. Para facilitar o processo, pode adicionar uma descrição especial no menu “publicação nova”, “definições avançadas”, “escrever um texto alternativo”.


Saiba detetar os scammers

Se for contactado por um usuário, ou se pretender criar parceria, deve verificar a sua autenticidade. Uma das formas mais fáceis de o fazer é procurando o símbolo de “verificado”, contudo, nem sempre isto é possível. Nesses casos, poderá ir ao perfil do usuário, clicar nos três pontos do canto superior direito e escolher “sobre esta conta”. Se a conta foi criada há pouco tempo, tem vários nomes anteriores ou se possui contas com nomes partilhados, há a possibilidade de ser um perfil falso.


Elimine comentários impróprios

Idealmente deve evitar ao máximo apagar comentários, afinal, a liberdade de expressão deve ser mantida. No entanto, certas mensagens de ódio ou de scam devem ser eliminadas, protegendo não apenas a sua marca como outros seguidores. Para isso, basta clicar no comentário e depois no símbolo do lixo. Denunciar ou bloquear determinado usuário são também opções.


LEIA TAMBÉM: Freelancer: Dicas para quem quer investir neste caminho


Lembre-se ainda que o conteúdo que partilha no Instagram deve ser criado para esta plataforma específica e que o seu primeiro grande objetivo deve ser chegar aos dez mil seguidores, de forma a desbloquear funcionalidades especiais.


Keywords: Instagram, Redes Sociais, Facebook, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais