O que fazer quando investe numa área que não conhece


Para se obter sucesso no mundo do empreendedorismo não tem necessariamente de seguir um curso universitário e vários grandes nomes estão aí para o provar. Contudo, todos estes profissionais têm algo em comum: eles especializaram-se numa área. Mas o que fazer quando não conhece quase nada sobre a sua área de interesse?


Seja mais autodidata

A vantagem de concluir um curso universitário é o facto da informação já estar devidamente organizada por capítulos e temas. Porém, na realidade esta instituição serve para nos oferecer bases que deverão ser exploradas posteriormente quer em casa de forma autónoma ou através de um emprego. No caso de esta não ser uma opção viável para si, é fundamental que aprenda a ser autodidata, aprendendo o máximo sobre a área de interesse - não somente a informação básica. Procure livros ou vídeos sobre os temas, participe em masterclasses e, se possível, pode sempre optar pela contratação de um mentor. Lembre-se que todos os empreendedores de sucesso que não terminaram os estudos tiveram de adquirir todo o conhecimento à mesma.


Confie numa equipa especializada

Se pensa abrir uma empresa dentro de uma área que não conhece totalmente, um dos primeiros passos é contratar profissionais especializados e qualificados, idealmente que já tenham alguns anos de experiência na área. Enquanto não conseguir discernir o que está certo ou errado, deve confiar em quem o sabe. De igual forma, deve ser capaz de confiar no que eles lhe dizem, guiando o seu plano e a sua estratégia consoante os seus conselhos.


Rodeie-se de profissionais da mesma área

Participe em masterclasses e eventos da respectiva indústria, conhecendo de perto quem são as principais figuras e os principais conceitos que a envolvem. Desta forma será mais fácil organizar o seu estudo ao mesmo tempo que aumenta os seus contactos e ouve experiências de profissionais mais conhecedores. Não tenha receio de revelar que está a dar os primeiros passos e esteja atento a tudo o que a área tem para lhe oferecer - mantenha uma mente aberta.


Com dedicação é possível tornar-se num especialista mesmo sem seguir os canais mais tradicionais. Lembre-se, contudo, que não estudar numa instituição não significa que não tenha de estudar a área em que se envolve. Confie em quem já possui experiência e com o tempo será capaz de perceber quais os melhores e os piores passos a dar.


OUTROS ARTIGOS:

Side Hustle: Como saber se não está na hora de largar o seu emprego

Aprenda a ser um bom criador de conteúdo escrito


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais