Marketing: Formas orgânicas de chegar a novos clientes
Alcançar novos clientes pode ser uma tarefa relativamente simples no início de um projeto, contudo, conforme começa a “esgotar” as fontes, esta tarefa transforma-se em algo complexo e difícil de conquistar, especialmente se não tiver hipótese de investir em promoções e publicidade, dependendo maioritariamente dos resultados orgânicos.
Seja mais informal nas redes sociais
Esta dica funciona especialmente bem para pequenos negócios ou empresas que possuem membros extrovertidos e com boa capacidade de comunicação. Partilhe conteúdo mais pessoal e menos formal, responda aos comentários dos seguidores, e mantenha uma presença não apenas de loja mas também de alguém com interesses semelhantes.
Recorra aos giveaways
Oferecer o seu produto é sempre uma boa ideia para aumentar o engagement da sua página. Ainda que não deva pedir somente uma partilha ou tag a amigos para permitir a participação, pode incorporar esse passo no meio da resposta a uma pergunta ou do envio de uma imagem ou vídeo por parte dos participantes. Giveaways são sempre divertidos e todos gostam de participar.
Tenha extra-atenção ao SEO
Abrir um blog onde demonstra as vantagens do seu produto, entrevistas com os fundadores, e notícias de divulgação de novos produtos são sempre uma boa ideia pois leva a sua marca aos motores de pesquisa como o Google. Contudo, é necessário ter extra-atenção ao SEO pois um artigo pobre em termos de SEO será invisível para o Google, terminando pessimamente posicionado. Por outro lado, um bom SEO levará o seu produto a mais pessoas.
A maioria das ferramentas está à mão de semear mas nem sempre é fácil encontrá-las ou usá-las da melhor forma. Reflita sobre as áreas que ainda não explorou completamente e aquelas que pode melhorar.
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